?>

Opinião

O sobrinho de Assis Brasil

O sobrinho de Assis Brasil

Artigo por RED
14/08/2023 05:25 • Atualizado em 15/08/2023 09:13
O sobrinho de Assis Brasil

De ADELI SELL*

Assis Brasil, o Joaquim Francisco, do Castelo de Pedras Altas é bem conhecido de nós. Talvez nunca terá o reconhecimento dos gaúchos que ele merece, mas sabemos quem foi ele.

Mas ninguém (ou quase ninguém) sabe quem foi HERMENEGILDO DE ASSIS BRASIL, um sobrinho seu.

Hermenegildo viveu pouco, apenas 30 anos, tornando-se um revolucionário de fibra como poucos se conheceram.

João Batista Marçal, em seu Comunistas Gaúchos, reproduz um texto de Agildo Barata sobre a vida incrível do “sobrinho de Assis Brasil”.

Até os 13 anos viveu num local que hoje pertence a Cacequi, na época a São Gabriel.

O Estado estava cindido entre chimangos de Borges de Medeiros e maragatos de Assis Brasil. Era seu tio da oposição, logo Hermenegildo está engajado. Dali para sublevar o quartel de sua terra foi um passo. Aos 16 anos foi expulso do Exército.

Em 1930, ano do levante de Vargas encontra Hermengildo agora como soldado numa fábrica de cartuchos em Realengo no Rio. Entra para o Partido Comunista. Comprou uma gráfica com recursos familiares e começa sua grande agitação política.

Hermenegildo é preso e torturado várias vezes. Em 1933, apesar de ter sido expulso do Exército, consegue voltar ao mesmo no Rio. Ele organiza células do Partido no quartel, especialmente com jovens soldados, meninos com ele fala.

Novamente preso, torturado barbaramente, “não abre nada”.

E assim ele é lançado numa infecta cela em São Cristóvão. Fugiu da Fortaleza de Santa Cruz, algo inacreditável. Falar da fuga e o que fez seria contar uma novela de terror.

Em 1937 com “habeas corpus” está solto.

Foi lutar na Guerra Civil Espanhola. Mesmo tendo chance de voltar ao país depois de derrotas no front espanhol, não aceita, pois quer continuar na luta. Estava em território francês… Estava num campo de concentração…

Hermenegildo foge mais uma vez com alguns companheiros. Tentam a saída clandestina, pois passaportes do governo getulista é que não iriam conseguir. Mas na fuga adoece, morre de septicemia a 4 de junho de 1941.

Este foi o sobrinho de Assis Brasil: HERMENEGILDO ASSIS BRASIL. Foi um comunista de fibra. Hora de captarmos as histórias destas figuras e marcar mesmo que num pequeno texto quem foram eles.


*Escritor, professor e bacharel em Direito.

Imagem: reprodução da internet.

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaositered@gmail.com. Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia.

Toque novamente para sair.