?>

Opinião

O que podemos aprender com a fábula “Antístenes”, de Aristóteles, mais “Jogos de Tronos” na atual conjuntura política brasileira

O que podemos aprender com a fábula “Antístenes”, de Aristóteles, mais “Jogos de Tronos” na atual conjuntura política brasileira

Artigo por RED
01/06/2023 05:25 • Atualizado em 03/06/2023 20:59
O que podemos aprender com a fábula “Antístenes”, de Aristóteles, mais “Jogos de Tronos” na atual conjuntura política brasileira

De ALEXANDRE CRUZ*

“O poder reside onde os homens acreditam que reside. Um homem pequeno pode projetar uma sombra muito grande.” Varys,  A Aranha

Quem assistiu aos Jogos de Tronos (série Game Of Thrones) lembrará desta frase emblemática sobre o poder. E Lula tem razão ao ficar surpreso diante de um clima de hecatombe que se instalou dentro do campo da esquerda, na semana passada, com aprovação de esvaziamento da pasta do Ministério do Meio Ambiente. A militância e uma parte dos dirigentes do nosso campo super dimensionaram o poder do Arthur Lira, que ocupa o cargo de presidente da Câmara dos Deputados. A resposta do presidente Lula foi perfeita: não podemos ter medo da política. A palavra chave é a negociação.

Uma lição da qual Luiz Inácio Lula da Silva nos remete é que a política deve ser devolvida para a sociedade. Buscar o entendimento que ela é uma relação social. E quando a relação social está quebrada, a política também está. Talvez, seja por isso que uma parte do povo ficou assustada com o poder do Parlamento. Nos períodos sombrios na gestão do Jair Bolsonaro, tivemos a negação da política provocando rachaduras na sociedade brasileira. A ausência da gramática da democracia e a presença forte da sombra do autoritarismo.

Estamos muito apreensivos com um GSI civil, com o enxugamento de um número alto de militares que foram nomeados pelo Bolsonaro e que ainda seguem no governo… Estamos nervosos por um arcabouço fiscal que não é muito condizente com o perfil de modelo de esquerda…  A política requer paciência. Para entendermos melhor que não é da noite para o dia que vamos conseguir implementar a marca do governo Lula, tem um diálogo fascinante da série Jogos de Tronos:

Lord Baelish: As famílias importantes esquecem a simples verdade que eu descobri.

Cersei Lannister: E que verdade é essa?

Baelish: O conhecimento é poder.

Lannister: (Se dirige aos guardas pretorianos). Apressem. Cortem o pescoço. Alto! Parem! Mudei de opinião. Soltem. Retrocedam três passos. Deem a volta. Fechem os olhos. (Se aproxima do Lord Baelish) Poder é poder!

Ou seja, a correlação de força da direita é desproporcional em relação à esquerda. Possui a maioria no Congresso Nacional, tem o controle da mídia, ainda domina o Poder Judiciário e o Exército.  Cada movimento no jogo de xadrez requer muito controle para não cair um passo em falso.

No Tratado sobre Política, Aristóteles narra a fábula de Antístenes. Um grupo de lebres reúnem os animais para reivindicar a igualdade de todos eles. Após escutar o resto dos animais, os leões tomam as palavras, elogiam o discurso da lebre, mas perguntam de uma forma irônica: Onde estão as vossas garras e vossos dentes, lebres? Uma mensagem direto para esquerda festiva, psolistas: a fábula lembra a mesma verdade de Maquiavel e Gramsci, os bons discursos, sem garras e sem dentes, não são suficientes…


*Jornalista.

Imagem em Pixabay.

As opiniões emitidas nos artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da Rede Estação Democracia.

Toque novamente para sair.