Curtas
O papel da mídia é cada vez mais avassalador para organizar a sociedade brasileira, afirma jornalista
O papel da mídia é cada vez mais avassalador para organizar a sociedade brasileira, afirma jornalista
Um dos defensores da democratização na comunicação do Brasil, Laurindo Lalo Leal Filho, é o convidado do Espaço Plural desta sexta-feira, 28. O jornalista, sociólogo, escritor e apresentador de televisão conversou sobre sua carreira, pesquisas e a atuação da mídia no país.
A combinação entre a profissão e a academia foi o que lhe permitiu desenvolver um olhar crítico para mídia, considerada o “patinho feio” entre os objetos de pesquisas. Mas para Lalo Leal, existia uma necessidade de entender a comunicação de forma mais técnica e científica.
“Eu começava a perceber a importância social pro bem e pro mal. Não era um olhar negativo inicialmente, mas eu começava a perceber a importância social da mídia numa sociedade como a brasileira, ainda com um déficit altíssimo de letramento, um analfabetismo muito alto, leitura de jornais irrisória em relação a população”, declarou sobre a época em que começou a estudar.
O jornalista ainda pontuou que os meios de comunicação são cada vez mais fundamentais para a sociedade e que possuem um “papel avassalador” em sua organização. Outros temas como tv pública e desinformação foram tratados no programa de hoje.
Mais tarde nesta sexta-feira, às 19h, Lalo Leal estará ministrando a palestra Perspectivas para a Luta pela Democratização da Comunicação no Brasil na abertura do encontro de planejamento do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC).
Assista ao programa completo:
O programa Espaço Plural vai ao ar no YouTube e no Facebook de segunda à sexta-feira, a partir das 14h, com a apresentação do jornalista Solon Saldanha.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.
Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.
Toque novamente para sair.