?>

Opinião

O Lula é uma terrível ameaça

O Lula é uma terrível ameaça

Artigo por RED
25/01/2023 04:30 • Atualizado em 26/01/2023 09:22
O Lula é uma terrível ameaça

De ESTHER PILLAR GROSSI*

QUER DIZER QUE ELES PODEM?!

A essa pergunta Lula é a mais clara e evidente resposta positiva. Pobres, pessoas que passam fome , que aceitam trabalhar pelo salário mínimo, com pouco estudo podem vir a ter o desempenho de Luiz Inácio Lula da Silva.

Ontem , quando eu o via e ouvia na Casa Rosada em Buenos Aires, com a desenvoltura de um estadista eu refletia:
Todos aqueles que enriquecem à custa de uma multidão que aceita trabalhar pelo salário mínimo devem se sentir muito ameaçados. QUER DIZER QUE ELES PODEM?! Podem bem articular suas ideias e bem expressá-las. Podem ser respeitados pelos grandes do mundo.

Essas minhas reflexões estão amparadas em experiências importantes em minha vida.

Uma delas, a do Newton Silva, meu colega de banco no Primeiro Ano do Ensino Fundamental , que vendia tempero verde, numa cestinha na Feira e que se alfabetizou antes de mim. Quer dizer que inteligência não está visceralmente associada à classe social.

Outra dessas experiências são minhas queridíssimas Comadres Joana e Celia. Ambas pobres e muito inteligentes. Não porque nasceram inteligentes, pois inteligência não é um dom com o qual alguns são agraciados e outros não. Inteligência é um processo que depende de oportunidades e de seu aproveitamento. Célia e Joana eram geniais, com quem muito aprendi.

E agora , meus alunos adultos que estou alfabetizando no Morro da Cruz. Como eles têm conhecimentos preciosos!

QUER DIZER QUE ELES PODEM vir a ser até presidentes da República e podem se dar conta da enormíssima injustiça da qual são vítimas.

E isso é uma terrível ameaça.


*Professora, educadora, fundadora do GEEMPA (Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia da Pesquisa e Ação).

Imagem em Pixabay.

As opiniões emitidas nos artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da Rede Estação Democracia.

Toque novamente para sair.