?>

Opinião

O brilho de Pedro Serrano entra no duelo TRF4 x Eduardo Appio

O brilho de Pedro Serrano entra no duelo TRF4 x Eduardo Appio

Artigo por RED
29/05/2023 17:00 • Atualizado em 01/06/2023 09:17
O brilho de Pedro Serrano entra no duelo TRF4 x Eduardo Appio

De MOISÉS MENDES*

A inteligência do advogado e professor Pedro Serrano está a partir de agora a serviço de uma das partes no maior duelo jurídico desde o fim do embate Sergio Moro X Cristiano Zanin na Lava-Jato.

Muda de patamar a guerra do juiz Eduardo Appio com o Tribunal Regional Federal 4ª Região. Serrano é o advogado de Appio para tentar reverter o afastamento do juiz da 13ª vara de Curitiba.

É um jurista fora do padrão hermenêutico gongórico dos que gastam o latim para transformar argumentos em alguma coisa aparentemente profunda e complexa, mas muitas vezes rasa e indecifrável.

Teremos clareza, perspicácia e agudeza de raciocínio em debates em que, na média, a argumentação lavajatista é lenta, antiga e precária.

O que Serrano já sinalizou que irá fazer? Tirar Appio das cordas, para onde o TRF4 o jogou com a suspeita de que faz pegadinhas ao telefone, e assumir a iniciativa do combate.

Serrano vai pedir que o Conselho Nacional de Justiça acione uma correição extraordinária na 13ª Vara, para saber o que está acontecendo com os processos da Lava-Jato que dependem de decisões do TRF4.

Para que os corregedores investiguem o que se passa em Curitiba (em especial com o caso Tacla Duran) que incomoda o tribunal, depois que Appio assumiu a vara ocupada por mais de cinco anos por Sergio Moro.

E fica no ar a dúvida que vem de muito tempo: o próprio TRF4 não seria um reduto à espera de luzes onde há muita sombra e escuridão?

É possível que a tática funcione e que o tribunal, o próprio Sergio Moro e os agrupamentos em torno deles, com personagens e enredo de série de Netflix, se coloquem em posição de defesa? É o que veremos.

Desde a decisão de Moro de trabalhar para Bolsonaro e depois para uma consultoria, até optar pela política, o TRF4 ficou sozinho na defesa de decisões e da linha de conduta de quem não pertence mais à magistratura.

O tribunal tenta preservar deliberações de alguém que desistiu da missão de lutar contra a corrupção, dentro do sistema de Justiça, e embarcou no lado mais podre do sistema político corrupto que desprezava.

É incômoda a situação do tribunal, porque o TRF4 se empenha na defesa de ações que o próprio Sergio Moro deixou para trás ao se jogar nos braços de Bolsonaro e da extrema direita.

A vantagem do duelo, para quem olha de fora, é que teremos agora o brilho de Pedro Serrano.


*Jornalista em Porto Alegre. Foi colunista e editor especial de Zero Hora. Escreve também para os jornais Extra Classe, Jornalistas pela Democracia e Brasil 247. É autor do livro de crônicas ‘Todos querem ser Mujica’ (Editora Diadorim).

Publicado no Blog do Moisés Mendes.

Foto: Reprodução.

As opiniões emitidas nos artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da Rede Estação Democracia.

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Toque novamente para sair.