?>

Opinião

O anúncio da Petrobras e mais repercussões

O anúncio da Petrobras e mais repercussões

Artigo por RED
17/05/2023 05:30 • Atualizado em 20/05/2023 18:44
O anúncio da Petrobras e mais repercussões

De ALCEU VAN DER SAND*

A grande notícia do dia 15 de maio de 2023 foi o anúncio, por parte da Petrobras, do fim do PPI – Política de Paridade de Importação. Com isso, a empresa afirma que irá abrasileirar os preços com uma nova política, dando novos rumos para a estatal brasileira frente ao mercado.

A parte mais surpreendente, em decorrência imediata do anuncio, foi o não acontecimento do que muitos liberais esperavam: a queda nas ações da empresa. De imediato, as ações subiram 3%. Aparentemente, o mercado entendeu o recado e afiançou credibilidade à empresa.

Penso que devemos ir um pouco além… Há um outro grande setor que está sofrendo modificações significativas: o do agronegócio das commodities. Este está voltando ao que se pode denominar de estado normal, preços se acomodando aos patamares de valores históricos. Exemplo da Soja: um saco de 60kg ao preço de R$ 200,00 era algo equivalente a 39 dólares, realmente um ponto fora da curva. Enquanto que por muitos anos a saca era precificada entre 10 e 14 dólares (preço pago ao produtor), seu preço passa a subir a partir da segunda metade da primeira década dos anos 2000.

Os valores pagos se apreciaram muito no período da pandemia, chegaram próximos aos 40 dólares a saca (uso dólares na tentativa de descontar a inflação, e também por ser esta a moeda balizadora dos preços dos produtos e insumos do setor). Pois agora, já voltou a estar em torno de 26 dólares. Além disso, tivemos baixas nos preços do Trigo e Milho, também significativas. Junto a eles, observam-se baixas também nos insumos. Fertilizantes e agrotóxicos tiveram redução de preços. A Uréia, muito utilizada nas lavouras de inverno e na cultura do Milho, teve seus preços caindo pela metade nos últimos meses, só para citar um exemplo. Lembrando, carne bovina também está baixando preços.

Considerando estes dois aspectos, o dos combustíveis e das commodities, fica claro que a equação de rentabilidade do setor continua no seu curso normal. Real apreciado frente ao dólar, baixou preço do produto final, mas baixou o insumo. Logo, a rentabilidade está garantida.

Mas em termos gerais da economia, o que podemos esperar frente a essa conjuntura? A princípio, no curto prazo, repercute sobre os índices de inflação . Cai o preço da soja, cai o preço do farelo de soja, cai o preço do milho, cai o preço do diesel. O efeito de tais reduções significa o barateamento dos principais insumos da cadeia de proteína animal, suínos e aves. De mesma forma, da produção leiteira. E por óbvio, também de toda a cadeia dos panificados.

Como sociedade, é hora de cobrarmos. Os preços de grande parte dos alimentos deverão baixar, pelo menos essa é a tendência, se as leis do mercado funcionarem.

Nos falta saber qual será o comportamento da turma da Faria Lima. Há poucos dias atrás, anunciavam apreciação da inflação para o segundo semestre. Entendo que fazia parte da estratégia para que se mantenha a taxa Selic nos patamares atuais… Com a inflação alta, o setor financeiro seguiria tendo vida boa e lucros astronômicos. Mas, a coisa poderá ser melhor para nós e piorar para eles.

Esperemos…


*Graduado  em Administração de Empresas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e mestre em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo.

Imagem em Pixabay.

As opiniões emitidas nos artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da Rede Estação Democracia.

Toque novamente para sair.