?>

Curtas

Nove funcionários da ONU são mortos por ataques de Israel

Nove funcionários da ONU são mortos por ataques de Israel

Internacional por RED
11/10/2023 12:03

Nove funcionários da Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) palestinos foram mortos desde o início do ataque israelense contra a Faixa de Gaza, no sábado (7).

Segundo a diretora de comunicações da agência, Juliette Touma, em entrevista à Associated Press, no momento dos ataques, os profissionais estavam em suas respectivas casas, espalhadas por todo o território de Gaza. A diretora também afirmou que 18 escolas da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Próximo (UNRWA) foram destruídas durante os bombardeios israelenses.

Até o momento, cerca de 2.200 pessoas morreram em cinco dias de confronto. “A proteção dos civis é fundamental, inclusive em tempos de conflito […]. Eles deveriam ser protegidos de acordo com as leis da guerra”, falou Touma.

Mais cedo, a Comissão de Inquérito sobre o Território Palestino Ocupado, da ONU, informou que existem “claras evidências” de que o governo da extrema direita de Benjamin Netanyahu está cometendo crimes de guerra. A comitiva declarou que está “seriamente preocupada com o mais recente ataque de Israel a Gaza” e com o “cerco total” a Gaza, que envolve bloqueio a água, alimentos, eletricidade, combustível e medicamentos. Para a ONU, “sem dúvida, custará vidas civis e constituirá um castigo coletivo”.

“A Comissão insta as forças de segurança israelitas e os grupos armados palestinianos a respeitarem estritamente o direito internacional humanitário e o direito internacional dos direitos humanos”, diz a Nações Unidas, na nota.

 

 

Toque novamente para sair.