?>

Curtas

Senadores e senadoras tomam posse no Senado Federal

Senadores e senadoras tomam posse no Senado Federal

Politica por RED
01/02/2023 14:50 • Atualizado em 01/02/2023 13:43
Senadores e senadoras tomam posse no Senado Federal

Os 27 senadores e senadoras eleitas em 2022 tomam posse nesta quarta-feira, 01°, no plenário do Senado Federal. Desta vez, um terço da Casa foi renovado e os mandatos vão até 2031. A sessão está marcada para às 15h.

O presidente do Senado, senador Rodrigo Pacheco, e os integrantes da Mesa ainda no exercício do mandato: Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), Irajá (PSD-TO), Rogério Carvalho (PT-SE), Eliziane Gama (PSD-MA) e Zequinha Marinho (PL-PA) conduzem a cerimônia.

O Senado possui o seguinte rito: o presidente recita a frase “prometo guardar a Constituição Federal e as leis do país, desempenhar fiel e lealmente o mandato de senador que o povo me conferiu e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”. Os parlamentares respondem, “Assim o prometo”.

Os senadores e senadoras são chamados individualmente, seguindo a ordem de criação dos estados.

Eleição da mesa diretora

Além da posse, os parlamentares também votam para eleger a mesa diretora. A votação está programada para às 16h. O atual presidente está concorrendo a reeleição. Rogério Marinho (PL-RN) e Eduardo Girão (Pode-CE) também estão no pleito. Os candidatos terão 15 minutos para pronunciamento antes da votação.

Para ser eleito, é necessário obter pelo menos 41 votos, a maioria absoluta da composição da Casa. Caso o número não seja atingido, os dois melhores votados vão para o segundo turno, sendo necessário também obter o mínimo de 41 votos.

Após essa votação, serão eleitos os integrantes da mesa diretora: dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes. A definição pode acontecer ainda nesta quarta-feira ou ser realizada na quinta-feira, 02, às 10h.

Exoneração temporária

Cinco ministros do governo Lula foram temporariamente exonerados para participarem da solenidade. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União.

  • Camilo Santana, Educação
  • Flávio Dino, Justiça e Segurança Pública
  • Renan Filho, Transportes
  • Wellington Dias, Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome
  • Carlos Fávaro, Agricultura e Pecuária –  foi eleito em 2018 e está no meio do mandato de senador, mas também se licenciou do ministério para votar na eleição do Senado

Com informações da Agência Senado

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Toque novamente para sair.