?>

Destaque

Nova Cooline 46, com Caio Túlio Costa

Nova Cooline 46, com Caio Túlio Costa

Comunicação e Mídia por RED
13/09/2024 19:30 • Atualizado em 14/09/2024 13:23
Nova Cooline 46, com Caio Túlio Costa

Por JOSÉ ANTÔNIO VIEIRA DA CUNHA*

Caio Túlio Costa, o pioneiro como ombudsman na Folha de S.Paulo e também no digital, como um dos implantadores do UOL em 2002, foi entrevistado pelo grupo NOVA COONLINE, formado por 22 jornalistas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. As dificuldades do Jornalismo no ambiente digital, a crise dos jornalistas, que de protagonistas passaram a ser atores coadjuvantes, e a turbulência pela qual passam as empresas de comunicação com sua inaptidão para serem sustentáveis na web pontuam a conversa.

Caio defende que o jornalismo tem que continuar sendo feito de acordo com suas características tradicionais, que incluem apurar da forma mais criteriosa possível, fazer tudo com independência, ouvir o outro lado, mas precisa saber como encontrar sustentabilidade para o negócio, desafio que praticamente todas as grandes empresas de comunicação não têm conseguido superar.

O jornalista analisa com detalhes a questão da diversidade trazida pela ascensão de diferentes veículos digitais, no Brasil e no exterior, e seu impacto na pauta do jornalismo tradicional. No seu entender, os jornalistas não conseguirão recuperar o papel de protagonistas na difusão de informações, e por isso precisam aprender a exercer o novo papel no ambiente digital. Caio Túlio trabalhou durante 21 anos na Folha, onde foi editor, secretário de redação, correspondente na Europa e pioneiro nos investimentos da empresa em internet. E foi escolhido o primeiro ombudsman da imprensa brasileira, cargo que exerceu na FSP e que ocupou, segundo ele disse ao longo da conversa com a Nova Coonline, “por ingenuidade”. Atualmente ele atua no Torabit, uma plataforma de monitoramento digital da qual foi um dos fundadores em 2017.

*José Antônio Vieira da Cunha é jornalista, tendo e atuado e dirigido os principais veículos de Comunicação do Rio Grande do Sul, da extinta Folha da Manhã à Coletiva Comunicação e à agência Moove. Entre eles estão a RBS TV, o Coojornal e sua Cooperativa dos Jornalistas de Porto Alegre, da qual foi um dos fundadores e seu primeiro presidente.

Foto da capa: Caio Túlio Costa – Fonte: Portal dos Jornalistas

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com. Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia.

 

 

Toque novamente para sair.