?>

Opinião

Nomes de logradouros – a confusão por todos os lados

Nomes de logradouros – a confusão por todos os lados

Artigo por RED
26/12/2022 05:00 • Atualizado em 19/12/2022 11:59
Nomes de logradouros – a confusão por todos os lados

De ADELI SELL*

Quem analisar a história dos nomes de logradouros de Porto Alegre dará razão a Lucien Febvre, que diz que o “historiador não é quem sabe. É aquele que procura”.

Não tenho formação acadêmica na área, mas eu PROCURO. Eis que temos a Lei n° 44, de 7 de abril de 1948, nominando logradouros na região do Passo da Areia, na época, hoje Passo da Areia, Santa Maria Goretti, Jardim
São Pedro.

Lendo a norma com cuidado, vamos ver que a intenção era nominar duas travessas, apenas separadas com uma vasta área verde hoje existente.

Uma seria a Travessa João de Saldanha, homenagem ao urbanizador inicial de Porto Alegre, no período de Colônia. E a outra Travessa seria para homenagear o grande lutador pela vacina antivariólica por aqui, (Júlio) Cesar Muniz.

Eis que alguém transforma a “Travessa” João de Saldanha, não confundir com o treinador de futebol, numa avenida, pois via ali duas pistas, esquecendo-se que assim eliminaria a homenagem ao grande Cesar Muniz.

Assim surge a falsa “Avenida”, desparece a travessa, como some a outra travessa também.

Os burocratas não pensam. Como pedir que saibam? E jamais, pelo visto, vamos pedir que sejam “historiadores”, ou seja, aqueles que procuram.

Assim, temos uma “avenida” falsa, cujo homenageado ninguém sabe quem foi, mas eu procurei e achei, apaga-se a homenagem a um homem grandioso, por outro lado.

Este não é o único caso.

Por outro lado ali mesmo nesta região temos a via que se chama Silva Tavares, vulgo Joca Tavares, e ao lado a via Visconde de Pelotas, cujo título este renegou, por ser republicano, mas ali temos uma dupla homenagem ao mesmo personagem.

Outra confusão são as duplicidades de nomes, pois em Porto Alegre temos a Rua Porto Alegre, no Bairro Lomba do Pinheiro, enquanto a Avenida Porto Alegre fica no Bairro Medianeira.

Ademais, temos a Rua Gen. Andrade Neves, no Centro Histórico, enquanto Barão do Triunfo, que é o título nobiliárquico desta pessoa, nominando uma rua na Azenha. E a lista é grande.


*Escritor, professor e bacharel em Direito.

Imagem antiga do Centro de Porto Alegre – divulgação no site da Prefeitura da capital gaúcha.

As opiniões emitidas nos artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da Rede Estação Democracia.

Toque novamente para sair.