Curtas
Nobel da Paz: ativista iraniana Narges Mohammadi recebe prêmio por luta pelos direitos humanos
Nobel da Paz: ativista iraniana Narges Mohammadi recebe prêmio por luta pelos direitos humanos
A ativista iraniana Narges Mohammadi recebeu o Prêmio Nobel da Paz de 2023 nesta sexta-feira, 6. O Comitê Nobel Norueguês reconheceu sua luta pelos direitos humanos, principalmente a defesa dos direitos das mulheres e a abolição da pena de morte.
Narges Mohammadi tem 51 anos, é engenheira, jornalista e mãe de gêmeos. Ela também é vice-presidente da organização não-governamental Centro de Defensores dos Direitos Humanos, que foi fundada por Shirin Ebadi, vencedora do Nobel da Paz em 2003.
BREAKING NEWS
The Norwegian Nobel Committee has decided to award the 2023 #NobelPeacePrize to Narges Mohammadi for her fight against the oppression of women in Iran and her fight to promote human rights and freedom for all.#NobelPrize pic.twitter.com/2fyzoYkHyf— The Nobel Prize (@NobelPrize) October 6, 2023
A ativista está presa desde janeiro de 2022, cumprindo uma pena de 10 anos e 9 meses por espalhar propaganda contra ao governo. Ela é um dos destaques dos protestos contra o suposto uso incorreto do véu islâmico e as mortes e agressões de mulheres executadas pela polícia da moralidade. Mohammadi já foi presa outras seis vezes.
“Narges é uma defensora dos direitos humanos e uma pessoa que luta pela liberdade. Nós queremos apoiar sua luta corajosa e reconhecer milhares de pessoas que se manifestaram contra o regime teocrático de repressão e discriminação que tem como alvo as mulheres no Irã”, declarou a presidente do Comitê do Nobel, Berit Reiss-Andersen.
Após a premiação, Mohammadi deu uma declaração ao jornal The New York Times, através de seus advogados. “O apoio global e o reconhecimento de minha luta pelos direitos humanos me faz mais responsável, mas bem resolvida, mais apaixonada e mais esperançosa”, afirmou.
Foto: Wikimedia Communs.
Toque novamente para sair.