?>

Curtas

No Rio, Lula assina nova Lei Rouanet para levar cultura para regiões menos favorecidas do país

No Rio, Lula assina nova Lei Rouanet para levar cultura para regiões menos favorecidas do país

Cultura por RED
23/03/2023 18:20 • Atualizado em 23/03/2023 16:28
No Rio, Lula assina nova Lei Rouanet para levar cultura para regiões menos favorecidas do país

“Ato Pelo Direito à Cultura, Novo Decreto do Fomento” acontece às 18h30 no Teatro Municipal, na Cinelândia

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem agenda durante todo o dia no Rio de Janeiro nesta quinta-feira (23). Entre os compromissos, está a assinatura do novo decreto da Lei Rouanet, que acontece durante o “Ato Pelo Direito à Cultura, Novo Decreto do Fomento”, programado para às 18h30, no Theatro Municipal, na Cinelândia, no centro da capital.

O texto deve regulamentar mudanças na lei. Segundo já divulgou a ministra da Cultura, Margareth Menezes, um dos focos da mudança na política de fomento cultural é levar recursos para regiões do país nem sempre atendidas pelas políticas públicas atuais

Complexo Naval

Antes da assinatura do decreto, durante esta quinta-feira (23), Lula começou o dia visitando o Complexo Naval de Itaguaí, litoral Sul do estado do Rio, para acompanhar os avanços do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (ProSub).

Criado em 2008, após definição de parceria estratégica entre Brasil e França para transferência de tecnologias, o ProSub alcança um marco importante: a conclusão dos testes de imersão do Submarino (S-41) “Humaitá”, o segundo de quatro embarcações convencionais, com propulsão diesel-elétrica, previstas pelo programa.

Na visita, o presidente foi acompanhado dos ministros José Mucio (Defesa), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência) e Gonçalves Dias (Gabinete de Segurança Institucional), além da embaixadora da França no Brasil, Brigitte Collet.

Museu Nacional

Na parte da tarde, está agendado que o presidente ainda visite as obras de reconstrução do Museu Nacional, o prédio histórico no bairro de São Cristóvão, na região central do Rio, destruído por um incêndio em 2018.

A obra de restauração foi iniciada no final de 2021, seguindo recomendações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). De lá, Lula segue para o Teatro Municipal.


Matéria publicada originalmente no Brasil de Fato.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Toque novamente para sair.