Curtas
Neoliberalismo, guerras e informações falsas contribuem para o avanço das direitas na Europa; assista
Neoliberalismo, guerras e informações falsas contribuem para o avanço das direitas na Europa; assista
No último domingo, a Espanha foi às urnas para escolher o parlamento do seu próximo governo. A direita representada pelo Partido Popular (PP) conquistou o maior número de cadeiras, mas não o suficiente para conseguir governar. O cenário espanhol, com o avanço da direita e da extrema-direita, é o mesmo de outros países europeus.
Para entender melhor o assunto, o Espaço Plural recebeu nesta terça-feira, 25, o cientista político e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Paulo Peres, o o doutorando em Ciência Política Jorge Branco e o jornalista e ex-correspondente internacional pelo Sul 21 em Madrid, Alexandre Cruz.
Paulo Peres e Jorge Branco ressaltam que a direita e extrema direita sempre existiram e citam duas frentes de atuação dos Estados Unidos que tiveram influência na organizações dos países europeus nas últimas décadas: o neoliberalismo e as guerras.
“Chegando essa onda de imigrantes, fugindo da guerra, fugindo a pobreza, da miséria, num contexto europeu de deterioração das condições socioeconômicas por causa de políticas neoliberais, abriu espaço para esse discurso nacionalista de direita e ultradireita”, explicou Paulo Peres.
Alexandre Cruz pontuou a influência de uma imprensa mais a direita na mobilização da oposição ao atual primeiro-ministro, Pedro Sánchez, e o seu partido PSOE. O jornalista também destaca a atuação dos ecofascistas com o discurso de que os imigrantes são responsáveis pela degradação do meio ambiente.
Assista ao programa completo:
O programa Espaço Plural vai ao ar no YouTube e no Facebook de segunda à sexta-feira, a partir das 14h, com a apresentação do jornalista Solon Saldanha.
Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.
Toque novamente para sair.