?>

Curtas

Não podemos julgar nenhum governo sem contextualizá-lo, afirma Tarso Genro em sua análise sobre o governo Lula; assista

Não podemos julgar nenhum governo sem contextualizá-lo, afirma Tarso Genro em sua análise sobre o governo Lula; assista

Espaço Plural por RED
04/07/2023 15:15 • Atualizado em 11/08/2023 09:25
Não podemos julgar nenhum governo sem contextualizá-lo, afirma Tarso Genro em sua análise sobre o governo Lula; assista

O Espaço Plural desta terça-feira, 04, recebeu Tarso Genro para uma entrevista exclusiva. O ex-governador do Rio Grande do Sul, ex-ministro da Educação, Justiça e Relações Institucionais e coordenador do Instituto Novos Paradigmas conversou sobre os seis meses do governo Lula.

“Nós não podemos julgar nenhum governo pelos seus primeiros meses e não podemos julgar nenhum governo sem contextualizá-lo no cenário global, no cenário mundial, nas heranças que esse governo recebeu”, iniciou Tarso Genro em sua avaliação.

No cenário global, o governo tem conseguido transitar nos poucos espaços deixados pelos países desenvolvidos. “Eu acho que dentro dessas margens, o governo do presidente Lula vem transitando muito bem. Vem conseguindo de uma parte com uma política externa ofensiva um protagonismo internacional que lhe dá variáveis para as negociações de intercâmbio comercial, intercâmbio de político global. Ele iniciou um trabalho de combate à fome extraordinário já com resultados visíveis e reconhecidos pela própria grande imprensa que não é muito fã de programas desta natureza, desta envergadura”, pontuou.

O ex-governador também ressalta a tramitação das pautas no Congresso Nacional, como o arcabouço fiscal. “Desta forma, eu acho que o governo começa bem. Vamos ver como vai se desdobrar. Eu chamo o arcabouço fiscal, por exemplo, eu chamo na verdade de um ponto de passagem, uma garganta de passagem para um outro território de negociações políticas, de proposição de projetos, de formatação de uma nova hegemonia democrática no Brasil, que essa ainda é muito instável”.

Tarso Genro também conversou sobre a tentativa de golpe no dia 08 de janeiro, as Comissões Parlamentares Mistas de Inquérito (CPMIs), a articulação política e a inelegibilidade de Jair Bolsonaro entre outros assuntos relevantes no momento.

Assista o programa completo:

O programa Espaço Plural vai ao ar no YouTube e no Facebook de segunda à sexta-feira, a partir das 14h, com a apresentação do jornalista Solon Saldanha.


Foto: Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21.

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Toque novamente para sair.