Curtas
Morte do jovem Nahel na França e participação de Lula na Cúpula pelo Novo Pacto Financeiro Global são assuntos do Espaço Plural desta quinta-feira
Morte do jovem Nahel na França e participação de Lula na Cúpula pelo Novo Pacto Financeiro Global são assuntos do Espaço Plural desta quinta-feira
O Espaço Plural desta quinta-feira, 06, conversou com Ana Regina Simão, doutora em História e Coordenadora do curso de Relações Internacionais na ESPM-POA, e com Leneide Duarte-Plon, jornalista internacional e escritora radicada na França.
Na primeira parte, as convidadas comentaram sobre a morte do adolescente de 17 anos Nahel, baleado por policial durante uma blitz no final de junho. O caso foi Nanterre, subúrbio a oeste de Paris, e gerou uma série de protestos por parte da população.
Elas explicaram como a França trata os jovens que não são brancos e que moram nos subúrbios. Leneide lembra da existência do controle de identidade. “Você vê jovens negros e magrebinos, jovens descentes de árabes, no centro de Paris, em qualquer lugar de Paris, eles passam e é muito comum a gente a polícia pedindo documento. Ela não pede a jovens brancos o documento”.
A professora Ana ressalta que a França se coloca como uma país multicultural, mas que na realidade não abarca isso. Além disso, destaca que os problemas não atingem apenas os gerações mais jovens, mas também seus pais e avós.
Na segunda parte do programa, o assunto foi a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Cúpula pelo Novo Pacto Financeiro Global, em Paris, na França. O evento foi nos dias 22 e 23 de junho.
Para a professora Ana, o presidente Lula ocupa um espaço importante na política internacional. “Eu acho que essa é mais uma participação importante do Lula. Ela não é diferente, por exemplo e me ocorreu agora, como a participação do Lula em Davos, quando o Lula pauta a fome. Ele dá um discurso maravilhoso, onde ele leva para a agenda do mundo a fome. E aí traz o Fome Zero até como, usando uma expressão, o softpower brasileiro. Acho que ali foi um momento. Este é outro momento, ele traz a desigualdade, ele traz a simetria. Quer dizer, existe uma linha de condução da política externa brasileira, que guardada as diferenças de período evidentemente, mas que ela existe. Eu acho que o Lula tá pontuando questões.”, afirmou a professora Ana.
Assista o programa completo:
O programa Espaço Plural vai ao ar no YouTube e no Facebook de segunda à sexta-feira, a partir das 14h, com a apresentação do jornalista Solon Saldanha.
Foto: Divulgação.
Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.
Toque novamente para sair.