?>

Curtas

Morre Nêgo Bispo, um dos maiores intelectuais quilombolas do país

Morre Nêgo Bispo, um dos maiores intelectuais quilombolas do país

Geral por RED
04/12/2023 10:32
Morre Nêgo Bispo, um dos maiores intelectuais quilombolas do país

Morreu nesse domingo (3), no Quilombo Saco-Curtume, em São João do Piauí (PI), Antônio Bispo dos Santos, conhecido como Nêgo Bispo, aos 63 anos. Ele faleceu em decorrência de complicações provocadas por diabetes, tendo uma convulsão seguida por parada cardíaca.

Nêgo Bispo, como era conhecido, foi escritor, pensador, professor e ativista social, sendo considerado um dos maiores intelectuais quilombolas do país. Escritor de artigos e livros sobre a história de resistência do povo negro e autor do conceito de contracolonialismo, atuou na Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Piauí (CECOQ/PI) e na Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ).

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Weelington Dias, ex-governador do Piauí, disse que o movimento quilombola, o Piauí e o Brasil perdeu “uma voz que ecoou em nossos corações e nos ensinou muito”.

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, também lamentou a morte de Nêgo Bispo: “Um importante pensador brasileiro e ativista quilombola”, e que deixará “um legado inesquecível para a cultura nacional”.

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, também se pronunciou sobre a morte de Bispo. “Eu vou falar de nós ganhando, por que pra falar de nós perdendo eles já falam. Um dos maiores pensadores da nossa época ancestralizou. Nego Bispo fez a passagem e deixou aqui um legado enorme para o pensamento negro brasileiro. Um abraço a toda sua família e amigos”.


Foto: Guilherme Fagundes / divulgação

Toque novamente para sair.