Curtas
Morre Milan Kundera, autor do livro A Insustentável Leveza do Ser
Morre Milan Kundera, autor do livro A Insustentável Leveza do Ser
O escrito tcheco exilado na França, Milan Kundera, morreu aos 94 anos, em Paris, na terça-feira, 11. A informação foi dada pela Biblioteca da Morávia (MZK) que abriga a coleção pessoal do autor, e pelo grupo editorial francês Gallimar. A causa da morte ainda não foi divulgada.
Kundera nasceu em Brno, na Tchecoslováquia, em 01° de abril de 1929. Se exilou na França em 1975 após ser condenado por criticar a invasão de tropas soviéticas à Tchecoslováquia em 1968, que reprimiu a Primavera de Praga – movimento de democratização feito pelo governo da época.
O escritor era membro do Partido Comunista do país, mas por causa de desentendimentos foi expulso e teve sua cidadania revogada em 1979. Dois anos depois, ele se naturalizou francês. Em 2019, Milan Kundera recebeu a cidadania da República Tcheca.
Foram diversas obras publicadas entre poemas, contos, ensaios e romances, começando em 1953 com a coleção de poemas Homem Jardim Claro. A mais famosa é A Insustentável Leveza do Ser, de 1983, centrada na Primavera de Praga e nas suas consequências. O livro é considerado um dos principais romances do século XX e foi adaptado para o cinema em 1988.
Posteriormente, o escritor proibiu que outras obras fossem adaptadas. O livro mais recente, A Festa da Insignificância, foi lançado em 2014.
Foto: Elisa Cabot/Wikimedia Commons.
Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.
Toque novamente para sair.