?>

Curtas

Morre historiador Boris Fausto

Morre historiador Boris Fausto

Geral por RED
19/04/2023 07:20 • Atualizado em 19/04/2023 11:21
Morre historiador Boris Fausto

Morreu nesta terça-feira, 18, aos 92 anos, Boris Fausto, historiador e professor de ciência política da Universidade de São Paulo (USP).  A informação foi confirmada pela Fundação Fernando Henrique Cardoso nas redes sociais.

Fausto era um dos maiores historiadores do país, autor de títulos como “A Revolução de 1930: historiografia e história” e “História do Brasil”, além de organizador de “História geral da civilização brasileira” (com Sérgio Buarque de Holanda). Nasceu em São Paulo em 8 de dezembro de 1930, se formou em Direito e História pela USP e antes de se dedicar à vida acadêmica, foi advogado, atuando como procurador do estado e consultor jurídico da USP.

A Fundação FHC lembrou que Fausto “teve um papel importante no desenvolvimento de pesquisas sobre a história política do Brasil no período republicano, criminalidade em São Paulo e sobre o pensamento autoritário”.

O jornal O Globo relembra sua trajetória política:

“Também se engajou politicamente. Na juventude, ao lado do irmão Ruy, ingressou no movimento trotskista, mas, com o tempo, afastou-se da esquerda radical. Apesar disso, chegou a passar três dias preso após o golpe militar de 1964. Foi novamente detido quando uma vizinha, que havia escondido guerrilheiros e temia estar sendo vigiada pela repressão, pediu sua ajuda. “Me deram coronhadas, pontapés e me jogaram no fundo de uma C-14”, disse em entrevista.

Nos anos 1980, aproximou-se do PSDB. No entanto, passou a fazer críticas ao partido nos últimos anos. Em entrevista ao GLOBO, em outubro de 2021, disse que projetara “no PSDB de Fernando Henrique, Covas e Montoro minhas esperanças de um Brasil melhor”. A oposição ao governo Bolsonaro o aproximou ainda mais de Ruy, um dos maiores estudiosos do marxismo no país.”

Fausto deixa dois filhos, o cientista político Sérgio e o antropólogo Carlos, e quatro netos. O velório do historiador será nesta quarta-feira, 19, a partir das 8h, em São Paulo.


Foto: OAB/SP

Toque novamente para sair.