?>

Curtas

Morre, aos 90 anos, a atriz Léa Garcia

Morre, aos 90 anos, a atriz Léa Garcia

Cultura por RED
15/08/2023 12:14 • Atualizado em 15/08/2023 12:19
Morre, aos 90 anos, a atriz Léa Garcia

A atriz Léa Garcia morreu nesta terça-feira, 15, aos 90 anos, em Gramado, na Serra gaúcha. Ela estava na cidade para receber o troféu Oscarito no Festival de Cinema de Gramado. A causa da morte foi infarto, conforme informado pelo seu filho, Marcelo Garcia.

A artista se destacou pelos sucessos no teatro, na televisão e no cinema com mais de 100 produções na carreira. Sua estreia nas telas brasileiras foi Grande Teatro da TV Tupi, na década de 1950. Ao lado de Ruth de Sousa e Zezé Motta, foi uma das primeiras atrizes negras a atuar na televisão.

No teatro, iniciou sua carreira no teatro em 1952 e esteve na peça Orfeu da Conceição, de 1956, de Vinicius de Moraes. No ano seguinte, foi indicada ao prêmio de melhor interpretação feminina no Festival de Cannes pelo seu trabalho em Orfeu Negro – filme vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro representando da França, em 1960.

Em 1970, integrou o elenco de Assim na Terra como no Céu, novela da Rede Globo. Mais tarde, em 1976, foi ao ar com o seu maior sucesso: Escrava Isaura.

No Festival de Cinema de Gramada, Léa Garcia conquistou Kikitos com Filhas do Vento, Hoje tem Ragu e Acalanto. Hoje, 15, estava planejado a homenagem com o troféu Oscarito, maior honraria concedida pelo evento.


Foto: Léa Garcia/Instagram.

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Toque novamente para sair.