?>

Curtas

Morre a socióloga e militante feminista Enid Backes, aos 93 anos

Morre a socióloga e militante feminista Enid Backes, aos 93 anos

Geral por RED
23/08/2023 06:32 • Atualizado em 23/08/2023 11:10
Morre a socióloga e militante feminista Enid Backes, aos 93 anos

Faleceu nessa terça-feira (22) Enid Diva Marx Backes, aos 93 anos. Socióloga, feminista, militante de movimentos sociais, foi construtora da CUT e fundadora do PT.

Seu filho, o paisagista Toni Backes informou que “Não terá velório nem enterro”. “O último desejo e ação da guerreira foi doar seu corpo para a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (Ufcspa) para ser estudado pela ciência”, explica ele.

Enid sempre esteve na vanguarda no movimento feminista, participou das lutas pela redemocratização do país, pela anistia, e de trabalhadoras e trabalhadores ligados a sindicatos. Foi candidata a deputada estadual pelo Partido dos Trabalhadores, e pela sua atuação como precursora do movimento feminista no Rio Grande do Sul, ainda nos anos 1970, foi escolhida por Tarso Genro – à época, prefeito de Porto Alegre – para liderar a primeira Coordenadoria Municipal da Mulher no Estado.

A jornalista feminista Télia Negrão, companheira de Enid na luta pela vida das mulheres, destacou sua visão muito além de seu tempo. “Enid era uma mulher na frente de seu tempo, pois trazia uma concepção de feminismo que não estava ainda definida entre nós, que era a relação entre os nossos corpos, a autonomia das mulheres e a relação com a natureza, uma espécie de ecofeminismo.”

Pelo seu legado, Enid foi homenageada na 4ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, em outubro de 2011, e dá nome ao acervo de obras feministas – pioneiro no estado – do Coletivo Feminino Plural.


Com informações do Basil de Fato RS e CUT-RS.

Foto: Reprodução

Toque novamente para sair.