?>

Especial

Militares escolhidos por Heleno ainda dirigem Sala no Planalto sobre os povos indígenas

Militares escolhidos por Heleno ainda dirigem Sala no Planalto sobre os povos indígenas

Politica por RED
20/02/2023 11:49 • Atualizado em 21/02/2023 23:20
Militares escolhidos por Heleno ainda dirigem Sala no Planalto sobre os povos indígenas

A Sala de Situação Nacional, criada em 2020 por ordem do STF, continua sob o comando de aliados de Bolsonaro

BOA VISTA — Militares escolhidos pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) Augusto Heleno, um ferrenho bolsonarista que já deu várias declarações contra indígenas, suas organizações e a demarcação de terras indígenas, continuam presidindo as reuniões da SSN (Sala de Situação Nacional) sobre os povos indígenas que reúne cerca de 20 órgãos públicos e entidades. Criada pelo Palácio do Planalto em 2020 por força de uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), a SSN é destinada ao acompanhamento da saúde indígena e das invasões e desintrusões de terras indígenas sob ameaça no país, incluindo a Terra Indígena Yanomami, invadida por 20 mil garimpeiros na gestão de Bolsonaro.

O estranhamento de indígenas e indigenistas ouvidos pela Agência Pública começa no próprio fato de o GSI, um órgão formado por militares e hoje sob suspeita de ter facilitado a invasão, por golpistas bolsonaristas, do Palácio do Planalto em 8 de janeiro, continuar dirigindo as reuniões do SSN mesmo no governo Luiz Inácio Lula da Silva, iniciado em 1º de janeiro. E com as mesmas pessoas do governo Bolsonaro. O coronel aviador da FAB (Força Aérea Brasileira) Ivan Lucas Karpischin, que presidiu reuniões da SSN ao longo de 2022 como representante do GSI de Augusto Heleno, continua na função e já comandou duas reuniões da Sala durante o governo Lula, em 20 de janeiro e em 3 de fevereiro. A última prevista era para sexta-feira (17).

Além dele, atuaram pelo GSI de Augusto Heleno na Sala de Situação e continuam atuando no governo Lula o tenente-coronel da FAB Cláudio Paradelo Peixoto, o tenente-coronel do Exército Ricardo da Silva Vieira e o sargento do Exército Anderson da Silva Santos.

“A gente esperava que [após a posse de Lula] aqueles militares não mais estariam ali. E eles permanecem. É uma situação que de fato constrange. É um resquício. A imagem deles representa aquele momento tão trágico que a gente viveu”, disse o advogado Maurício Terena, coordenador jurídico da APIB (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil), a principal organização indígena do país. A SSN foi criada justamente após a APIB ingressar no STF com uma ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental), que recebeu o número 709, com o objetivo de tentar controlar a pandemia da Covid-19 entre os povos indígenas, face à inação do governo federal no início da doença.

A SSN é formada por vários órgãos públicos, como a Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) e a Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena), a DPU (Defensoria Pública da União) e o MPF (Ministério Público Federal) e por organizações não governamentais como a APIB e o OPI (Observatório dos Direitos Humanos dos Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato).

“A nossa expectativa era que houvesse uma mudança nos militares que estivessem mediando aquelas reuniões. Porque o papel deles é muito mais de mediador, mas entendo que por diversas vezes, durante a ex-gestão de Bolsonaro, eles ‘passavam muito pano’ para o governo. A SSN foi feita para ser um ambiente em que a gente conseguisse ter acesso à informação, trocasse impressões e fizessem com que a ADPF alcançasse de fato seu objetivo. Ocorre que durante o governo Bolsonaro os agentes designados não contribuíam nem estavam a fim de contribuir com informações fidedignas, com raras, bem raras exceções. A política indigenista era de total abandono dos povos indígenas”, disse Maurício Terena.

Colocar o GSI no papel de presidir as reuniões da SSN foi uma escolha feita pela gestão de Augusto Heleno. A decisão do STF determinava a criação da SSN, mas não o órgão que a conduziria. Um paralelo sobre essa função “indigenista” de militares pode ser encontrado na ditadura militar (1964-1985), quando o aparelho da repressão SNI (Serviço Nacional de Informações), criado pela ditadura logo após o golpe de 1964, e outros organismos militares, como o CSN (Conselho de Segurança Nacional), buscavam interferir e dar opinião no andamento do tema indígena, em especial sobre terras indígenas na Amazônia. Desde o fim da ditadura, em 1985, nunca o GSI ou seus órgãos antecessores em outros mandatos presidenciais, como o Gabinete Militar ou a Casa Militar nos anos de 1990, se imiscuiu na condução da política indigenista de forma tão direta como ocorreu na gestão de Bolsonaro.

A Pública procurou saber do Palácio do Planalto o motivo pelo qual os militares foram mantidos na SSN. A resposta lacônica da Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social) foi: “A Secretaria de Comunicação Social não vai comentar”. A Pública então pediu que fossem enviados os contatos de Karpischin para que ele se manifestasse, mas não houve qualquer resposta.

Coronel já disse que “rezava” pela saúde de Bolsonaro

O coronel aviador da FAB Ivan Lucas Karpischin, presidente das reuniões da SSN na gestão Bolsonaro e mantido na gestão Lula, ocupava e ocupa no GSI o cargo de diretor do Departamento de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional. Qualquer ligação anterior sua com a temática indígena era totalmente desconhecida de indigenistas e indígenas até o governo Bolsonaro. Em fevereiro de 2021, ele deixou seu cargo mais importante até então, o de comandante da Base Aérea de Salvador (BA). No mês seguinte, na gestão de Augusto Heleno, ele foi designado para um cargo de confiança de assessor militar no GSI. Simultaneamente, passou a atuar na SSN.

Em outubro de 2019, numa entrevista a um programa da TV Câmara Municipal de Salvador, Karpischin disse que estava “rezando” em favor de Bolsonaro. “O presidente… Eu digo ainda que a administração dele é recente. É um período de quatro anos, o presidente não completou nem um ano ainda. Tem algumas realizações. A gente vê muita coisa na mídia, muita coisa na notícia. Interessante que a gente vê nele a vontade de fazer, a vontade de realizar. E o Brasil precisa… A gente reza pra que lhe dê saúde e pra poder escolher bem a sua equipe, ter uma equipe boa ao seu lado, desenvolver um bom trabalho em prol de todo o país, não apenas das Forças Armadas.”

O papel de Karpischin é organizar as reuniões e mediar as discussões na SSN. Para muitos dos participantes, também cabia a ele dar encaminhamentos e cobrar uma resposta dos órgãos da União que fazem parte da SSN, como a Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena), vinculada ao Ministério da Saúde, e a Funai. Durante o governo Bolsonaro, inúmeros questionamentos sobre a situação dos povos indígenas foram levantados pelas organizações não governamentais nas diversas reuniões presididas pelo GSI. O caso da tragédia humanitária dos Yanomami demonstra como a resposta dos órgãos do governo foi pequena, tardou ou inexistiu.

A instalação da SSN foi determinada em julho de 2020 pelo ministro relator da ADPF 709, Luís Roberto Barroso, a princípio com o objetivo de monitorar e reduzir os impactos da pandemia da Covid-19 nos povos indígenas. Mas logo a SSN também passou a abordar as invasões de terras indígenas por madeireiros e garimpeiros, entre outros invasores, que era outro tema levantado pela APIB desde o início do ajuizamento da ação e também acolhido pelas decisões do Supremo. Simultaneamente, Barroso abriu um procedimento que cobrava providências do governo Bolsonaro sobre sete terras indígenas invadidas e degradadas no país.

Caso Bruno e Dom

Na reunião da SSN de junho de 2022, que discutia o desaparecimento do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips no Amazonas, os militares do GSI – o que inclui Karpischin, que presidiu o encontro – manifestaram uma dúvida que chamou a atenção dos integrantes da Sala. Conforme registra a ata do encontro, o GSI quis saber “se os desaparecidos chegaram a entrar em área indígena e se estes fizeram contato com a Funai previamente”, como se esse fosse o ponto mais importante do caso. Àquela altura, os dois continuavam desaparecidos. A Funai respondeu que “não há notícia de que eles tenham ingressado em território indígena”. Depois ficou fartamente comprovado que Bruno e Dom não entraram na terra indígena Vale do Javari.

Ao abrir a sessão, o GSI havia destacado “a importância de que os assuntos tratados na reunião se atenham ao âmbito da ADPF 709, sob pena de desviar-se a atenção dos temas de fato relevantes estabelecidos pelo STF. A título de apontamentos, teceu comentários sobre os documentos recebidos no GSI e ainda em diligência nos órgãos de interesse”. Vários participantes da reunião imediatamente citaram o caso de Bruno e Dom, que naquele momento atraía a atenção de todo o país.


Matéria na coluna de Rubens Valente em Agência Pública

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

Toque novamente para sair.