Notícia
Milhões de doses de vacinas contra a covid-19 estão perto de vencer, diz grupo de transição da Saúde
Milhões de doses de vacinas contra a covid-19 estão perto de vencer, diz grupo de transição da Saúde
O grupo de transição da Saúde do governo eleito de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que há milhões de doses de vacinas contra a covid-19 perto do prazo de validade. Em entrevista coletiva cedida na manhã desta sexta-feira, 25, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, o grupo listou os problemas na área da saúde na gestão do atual governo.
Segundo o ex-ministro da Saúde Arthur Chioro, não há transparência na informações fornecidas ao grupo de transição. Elas são incompletas, sem prazos, cronogramas e locais de entrega, prazos de validade de vacinas e medicamentos.
Além das vacinas contra a covid-19 perto de vencer, a baixa adesão as doses de reforço preocupam o novo governo que vê uma possível nova onda da doença no país. Máscaras voltaram ser obrigatórias em aeroportos e em transportes públicos com o aumento de casos recentes.
Outro problema citado é a baixa cobertura vacinal dos imunizantes obrigatórios para crianças menores de um ano. A vacina contra a poliomielite não atingiu o público alvo durante a campanha deste ano, por exemplo.
Orçamento maior do que o previsto
Com todos os problemas listados e com a necessidade de reestruturação do ministério, o grupo de transição da Saúde afirmou que serão necessários R$22 bilhões a mais no orçamento da pasta do que foi definido pelo governo de Jair Bolsonaro (PL).
O grupo de transição é composto pelos ex-ministros Arthur Chioro, Aloizio Mercadante, José Gomes Temporão e pelo senador Humberto Costa (PT-PE).
Toque novamente para sair.