Curtas
Mesa Diretora da Câmara reúne diferentes espectros políticos
Mesa Diretora da Câmara reúne diferentes espectros políticos
Arthur Lira articulou distribuição de cargos entre parlamentares de diferentes partidos.
Não é novidade que Arthur Lira (PP-AL) articulou votos de praticamente todas as tendências políticas para chegar à reeleição da presidência da Câmara com a larga folga de 464 votos dos 513 deputados. E as suas movimentações incidiram na composição da nova Mesa Diretora, que será tão diversificada quanto os seus votos.
Trabalharão juntos apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e bolsonaristas ferrenhos, ao lado de representantes de legendas fisiológicas e do centrão, como MDB, União Brasil, Republicanos e PSD.
“A Mesa Diretora é para oferecer aos mandatos o melhor possível para o trabalho que vem do voto popular representado nos parlamentares. Ao mesmo tempo, o desafio é enorme. Poucos dias atrás em 8 de janeiro, tivemos uma destruição. Essa unidade de hoje é uma resposta de respeito às instituições, pela democracia e pelo diálogo”, afirmou Maria do Rosário (PT-RS), eleita para o cargo de segunda secretária.
A Mesa Diretora conduz os trabalhos legislativos e também administrativos na Câmara dos Deputados, analisando requerimentos, solicitações de reembolsos de despesas médicas de deputados e relações internacionais da Casa. Os mandato são de dois anos.
Confira a lista completa dos eleitos:
1º vice-presidente: Marcos Pereira (Republicanos-SP)
2º vice-presidente: Sóstenes Cavalcante (PL-RJ)
1º Secretário: Luciano Bivar (União Brasil-PE)
2º Secretária: Maria do Rosário (PT-RS)
3º Secretário: Júlio César (PSD-PI)
4º Secretário: Lúcio Mosquini (MDB-RO)
Suplentes:
Gilberto Nascimento (PSC-SP)
Pompeo de Mattos (PDT-RS)
Beto Pereira (PSDB-MS)
André Ferreira (PL-PE)
Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados.
Toque novamente para sair.