?>

Opinião

Memória é coisa séria

Memória é coisa séria

Artigo por RED
01/05/2023 05:25 • Atualizado em 03/05/2023 11:00
Memória é coisa séria

De ADELI SELL*

Apesar do poder local ter tratado mal o tema da Memória, as pessoas buscam se virar como podem. São estudiosos, acadêmicos, pequenos grupos, algumas poucas instituições que estão fazendo a diferença.

Vou mostrar alguns dos movimentos em Porto Alegre.

O projeto Caminhos Operários tem como objetivo chamar a atenção para os diversos lugares relacionados à História, memória e patrimônio da classe trabalhadora e de suas organizações em Porto Alegre. É coordenado pelo doutor em História: Frederico Duarte Bartz.

Sobre os negros, pois, como já demonstrei, Porto Alegre é mais negra que açoriana, uma boa fonte é o site do Museu de Percurso do Negro em Porto Alegre. O projeto busca visibilizar a comunidade afro-brasileira com a instalação de obras de arte em espaços públicos da cidade.

Tem movimentos em vários bairros e regiões, na Zona Sul sugiro este blog,  com a história da localidade e artigos sobre o que se faz nesse bairro.

Na Zona Norte, temos o Zona Norte Jornal, com artigos tipo PELAS RUAS DA ZONA NORTE, Caminhos da boa mesa, História do Bairro São João etc.

Temos o Caminhos da Imigração, que ainda não tem mídia social nem sítio eletrônico, mas qualquer contato pode ser feito comigo – 51.999335309. Lembrando que em 2024 temos os 200 anos da imigração alemã.

Em reunião com o novo Secretário da Cultura de Porto Alegre tivemos a promessa da volta da rota do Centro a pé, com ampliação a outros bairros.

Nós propusemos que a SMC escute todos os caminhos e percursos da capital. Temos o aval. Aguardamos dia e hora.


*Escritor, professor e bacharel em Direito.

Imagem em Pixabay.

As opiniões emitidas nos artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da Rede Estação Democracia.

Toque novamente para sair.