?>

Curtas

Mauro Cid presta depoimento à PF sobre caso das joias sauditas

Mauro Cid presta depoimento à PF sobre caso das joias sauditas

Politica por RED
22/05/2023 13:16
Mauro Cid presta depoimento à PF sobre caso das joias sauditas

O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai prestar um novo depoimento à Polícia Federal (PF) na tarde desta segunda-feira, 22. Desta vez, Cid irá responder questionamentos sobre o caso das joias dadas pelo governo da Arábia Saudita.

O depoimento será feito de forma virtual porque o inquérito tramita em São Paulo. Cid está preso no Batalhão da Polícia do Exército, em Brasília, desde o início de maio.

A investigação apura a entrada sem documentos dos dois conjuntos de joias sauditas trazidos pela comitiva do Ministério de Minas e Energia, em outubro de 2021. O primeiro, composto por joias femininas avaliadas em R$ 16,5 milhões, foi apreendido pela Receita Federal no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Mauro Cid articulou diversas tentativas de reaver o conjunto até o final do mandato de Bolsonaro.

Em outro depoimento, o tenente-coronel afirmou que buscou reaver as joias após pedido do ex-presidente para regularizar os itens. Entretanto, a operação não teve êxito.

O segundo conjunto, composto por joias masculinas, entrou no Brasil escondido e só foi incorporado ao acervo pessoal do Palácio do Planalto mais de um ano depois da viagem da comitiva.

Na quinta-feira, 18, Mauro Cid prestou depoimento na sede da PF, em Brasília, sobre o esquema de fraude nos cartões de vacinação de Bolsonaro, familiares e assessores, mas preferiu ficar em silêncio.


Foto: Divulgação/PR

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Toque novamente para sair.