?>

Curtas

“Mandei, qual o problema?”; Bolsonaro admite ter enviado mensagem que questiona urnas eletrônicas

“Mandei, qual o problema?”; Bolsonaro admite ter enviado mensagem que questiona urnas eletrônicas

Politica por RED
23/08/2023 12:44 • Atualizado em 23/08/2023 12:47
“Mandei, qual o problema?”; Bolsonaro admite ter enviado mensagem que questiona urnas eletrônicas

O ex-presidente Jair Bolsonaro admitiu nesta quarta-feira, 23, ter enviado uma mensagem ao empresário Meyer Nigri com conteúdo falso que questiona as urnas eletrônicas. A declaração foi dada ao jornal Folha de S. Paulo durante um voo de Brasília a São Paulo.

“Eu mandei para o Meyer [Nigri, fundador da Tecnisa], qual o problema? O [ministro do Supremo Tribunal Federal e então presidente do Tribunal Superior Eleitoral Luís Roberto] Barroso tinha falado no exterior [sobre a derrota da proposta do voto impresso na Câmara, em 2021], eu sempre fui um defensor do voto impresso”, declarou.

As mensagens estão presentes em um relatório que aponta a necessidade de extender a investigação contra Nigri e Luciano Hang, dono das lojas Havan, por mais 60 dias. Eles são investigados por defender um suposto golpe de Estado em grupos do WhatsApp. Outros seis empresários tiveram as denúncias arquivadas.

O ex-presidente foi intimado pela Polícia Federal (PF) a depor sobre as mensagens. A oitiva foi marcada para quinta-feira da próxima semana, dia 31 de agosto, em Brasília.

Transcrição das mensagens

PF Bolsonaro 8: O ministro Barroso faz peregrinação no exterior sobre o atual processo eleitoral brasileiro, como sendo algo seguro e confiável. O pior, mente sobre o que se tentou aprovar em 2021: o voto impresso ao lado da urna eletrônica, quando se reuniu com lideranças partidárias e o voto impresso foi derrotado. Isso chama-se INTERFERÊNCIA. Todo esse desserviço à democracia dos 3 ministros do TSE/STF, faz somente aumentar a desconfiança de fraudes preparadas por ocasião das eleições. O DataFolha infla os números de Lula para dar respaldo do TSE por ocasião do anúncio do resultado eleitoral. REPASSE AO MÁXIMO.

Meyer Nigri: Já repassei para vários grupos

Repercussão

Segundo o blog da Daniela Lima, no g1, o texto foi divulgado em redes sociais de aliados do ex-president que, alguns meses depois, pediram o golpe abertamente. O primeiro a divulgar foi o militar da reserva Ailton Barros, hoje preso por envolvimento no esquema de fraude dos cartões de vacina.

O texto também foi replicado por um candidato ao Senado pelo PL do Amazonas e pelo Cabo Gilberto Silva, invetsigado por suposto apoio aos atos golpistas do dia 08 de janeiro. As informações sobre os disparos foram reveladas pelo professor da Universidade de São Paulo (USP) e colunista do Globo Pablo Ortellado.


Foto: Valter Campanato/Agência Brasil.

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Toque novamente para sair.