?>

Curtas

Lula viaja para cúpula em Cuba e assembleia da ONU nos EUA

Lula viaja para cúpula em Cuba e assembleia da ONU nos EUA

Internacional por RED
15/09/2023 13:11
Lula viaja para cúpula em Cuba e assembleia da ONU nos EUA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca nesta sexta-feira, 15, para cumprir agenda internacional. Em Havana, Cuba, o presidente vai participar da Cúpula do G77 + China. Em seguida, Lula marcará presença na 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, nos Estados Unidos. A agenda também prevê encontros bilaterais.

A cúpula do G77 + China acontece nos dias 15 e 16 de setembro e reúne a 134 membros, maioria do chamado Sul Global: América do Sul e Caribe, África, Oriente Médio, Sul e Sudeste Asiático e Oceania. O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, também participará do evento.

O grupo irá discutir agendas em comum como ciência, tecnologia, inovação e mudanças climáticas. O tema deste ano é “Desafios Atuais do Desenvolvimento: Papel da Ciência, Tecnologia e Inovação”.

O embaixador Carlos Cozendey, secretário de Assuntos Multilaterais Políticos do Ministério das Relações Exteriores (MRE), explicou durante entrevista sobre a viagem oficial na quinta-feira, 14, que o G77 tem uma atuação ativa em temáticas econômicas e sociais das Nações Unidas.

“A Presidência cubana colocou como objetivos a consolidação da unidade dos países em desenvolvimento em negociações em assuntos multilaterais, inclusive nas questões de mudanças do clima, a promoção da solidariedade e da cooperação internacionais no contexto da recuperação pós-pandemia e o impulso à reforma da governança financeira internacional. O foco dessa cúpula é a questão da tecnologia”, declarou.

Além da cúpula, o presidente Lula terá um encontro com o atual presidente do grupo, o presidente cubano Miguel Diaz-Canel. Os dois líderes se encontram em Paris, na França, em junho deste ano. O Palácio do Planalto destaca que a última viagem de um mandatário brasileiro ao país foi em 2014, com a ex-presidenta Dilma Rousseff.

Cúpula da ONU

Após reunião do G77 + China, Lula e sua comitiva seguirão para os Estados Unidos. Na terça-feira, 19, o presidente fará o discurso de abertura da 78° Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York. Esta será a oitava vez que Lula discursa no evento.

Segundo o Planalto, a agenda oficial prevê participação no lançamento de uma iniciativa global para promoção do trabalho decente, junto com o presidente dos EUA, Joe Biden.  Reuniões bilaterais, multilaterais e ministeriais entre os países participantes e diversos organismos internacionais também estão programadas.


Foto: Ricardo Stuckert/PR.

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Toque novamente para sair.