?>

Opinião

Lula vence sua nona eleição consecutiva

Lula vence sua nona eleição consecutiva

Artigo por RED
06/10/2022 09:18 • Atualizado em 06/10/2022 13:38
Lula vence sua nona eleição consecutiva

De JORGE FURTADO*

A histórica e vergonhosa derrota de Jair Bolsonaro

Além de zombar da morte e do sofrimento de brasileiros que agonizavam por conta de uma doença que ajudou a espalhar, Jair Bolsonaro será lembrado como o primeiro ocupante do Planalto a perder, por mais de seis milhões de votos, uma tentativa de reeleição. FHC, Lula e Dilma venceram seus primeiros e segundos turnos (FHC ganhou de primeira), Jair já perdeu o primeiro. O presidente, que usou a máquina pública como nunca, que rompeu todos os limites da decência e das leis torrando dinheiro público para comprar votos, afirmou várias vezes que venceria a eleição no primeiro turno, com pelo menos 60% dos votos. Pois ele não chegou nem perto disso, perdeu a eleição, Lula teve seis milhões de votos a mais que ele.

O presidente botou a viola no saco, aceitou quietinho o resultado, só faltou elogiar as urnas eletrônicas, disse que o Brasil “sinalizou que quer mudança” e, como bem afirmou a Eliane Cantanhêde, “Até parecia uma pessoa normal”.

O “data povo” do presidente errou bem mais que o Datafolha e o IPEC, que acertaram a votação de Lula, mas subestimaram os envergonhados, de várias matizes. Ouvi uma história de um advogado evangélico, filho de um pastor, que sofreu bulling pesado no escritório por ser considerado homofóbico. Pela história, eu até acho que ele é mesmo homofóbico, mas isso não se resolverá com ofensas em grupo contra um indivíduo que está só. Linchamentos morais são assustadores, não importa quem está em maioria. Ou os brasileiros aprendem a conviver e respeitar as diferenças ou seremos, para sempre, o país mais desigual, mais injusto e um dos mais violentos do planeta.

A incrível e extraordinária vitória de Lula

Lula, no domingo, ganhou sua nona eleição consecutiva. Ele ganhou os dois turnos em 2002 e 2006, ganhou – com a Dilma – os dois turnos de 2008 e 2012, e ganhou o primeiro turno ontem. Lula é eneacampeão de votos depois de ter sido massacrado por uma gigantesca campanha de difamação, ser julgado por juízes parciais, ser condenado injustamente, ser preso por mais de um ano, sair da cadeia, confirmar sua inocência e voltar a concorrer, depois de 16 anos. Lula recebeu nesta eleição o mais amplo leque de apoios que já se viu, com velhos companheiros e antigos adversários, unindo brasileiros das mais diversas classes sociais, das mais diversas ideologias e áreas de atuação, na defesa da democracia, da justiça social, da ciência, da paz. Lula ganhou mais uma.

Faltam 25 dias para o Brasil, com Lula, derrotar o fascismo.


*Premiado cineasta, com filmes como O Homem que Copiava, Ilha das Flores, Meu Tio Matou um Cara e Saneamento básico, o Filme. 

Foto – Ricardo Stuckert.

As opiniões emitidas nos artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da Rede Estação Democracia.

Toque novamente para sair.