?>

Curtas

Lula vence por 54% de votos válidos no IPESPE; Bolsonaro tem melhora na imagem

Lula vence por 54% de votos válidos no IPESPE; Bolsonaro tem melhora na imagem

Eleições 2022 por RED
11/10/2022 18:00
Lula vence por 54% de votos válidos no IPESPE; Bolsonaro tem melhora na imagem

A vitória de Lula, para onde foram os eleitores de Ciro e Tebet, atuação nas campanhas e aprovação do governo foram medidos pelo IPESPE. 

Lula vence Jair Bolsonaro com 54% dos votos válidos no segundo turno, contra 46% do atual presidente, na pesquisa IPESPE, divulgada nesta terça-feira (11).

 

Somente entre os eleitores que afirmaram term “muito” ou “algum interesse” em votar neste segundo turno, que ocorrerá dia 30 de outubro, 51% afirmam escolher Lula e 47% Bolsonaro.

 

A pesquisa perguntou também aos eleitores de cada candidato do primeiro turno qual votarão para o 2º. Os que declararam votar em Ciro no último 2 de outubro, 44% afirmam votar em Lula e 36% em Bolsonaro.

De Simone Tebet, a maioria (55%) afirma que votará em Lula, e somente 16%% em Bolsonaro. Dos demais candidatos, 40% dizem votar em Lula e 33% em Bolsonaro. Ainda, entre os que não puderam ir votar no primeiro turno, 51% diz que votará em Lula e 40% em Bolsonaro.

 

Outro dado trazido pelo IPESPE é a expectativa de vitória dos candidatos para os eleitores, independentemente de seu voto. Enquanto que 54% acredita que Lula irá ganhar contra 39% de Bolsonaro, há 4% de eleitores de Bolsonaro que acredita na vitória de Lula e há 12% de eleitores de Lula que acredita que Bolsonaro irá ganhar.

 

O Instituto mediu, ainda, quantos eleitores querem participar ativamente da campanha eleitoral. Há mais eleitores de Bolsonaro (46%) com expectativa de participar da campanha, com o uso de adesivos, bandeiras, manifestações e eventos do que os eleitores de Lula (26%).

 

O IPESPE trouxe também a a aprovação de Jair Bolsonaro e o mandatário teve melhor avaliação do que na pesquisa anterior, do dia 30 de setembro: caiu de 57% para 52% os que desaprovam e aumentou de 36% para 41% os que aprovam seu governo.

 

Os estímulos econômicos, com o auxílio Brasil e demais programas pontuais, indicam que fizeram efeito para a percepção, segundo o IPESPE: caiu de 56% para 49% os que dizem que a economia está no caminho errado e aumentou de 35% para 43% os que afirmam estar no caminho certo.

 

A pesquisa IPESPE ouviu 1.100 eleitores, entre os dias 08 e 10 de outubro, e tem margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Leia a íntegra da pesquisa aqui.

 

Em GGN.

Notícia publicada originalmente aqui .

Fotos – reprodução.

Toque novamente para sair.