?>

Curtas

Lula vê papel humilhante das Forças Armadas, cobra Bolsonaro e elogia Moraes nas eleições

Lula vê papel humilhante das Forças Armadas, cobra Bolsonaro e elogia Moraes nas eleições

Eleições 2022 por RED
10/11/2022 13:12
Lula vê papel humilhante das Forças Armadas, cobra Bolsonaro e elogia Moraes nas eleições

Petista diz que atual mandatário deveria pedir desculpas aos militares por envolvê-los na fiscalização das eleições. 

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quinta-feira (10) que o papel das Forças Armadas na fiscalização das urnas eletrônicas foi deplorável e o resultado, humilhante.

Lula disse ainda que o presidente Jair Bolsonaro (PL) deveria pedir desculpas às Forças Armadas por usar os militares nesse processo, com uma série de mentiras e insinuações sem provas.

“Ontem [quarta-feira] aconteceu uma coisa humilhante, deplorável para as nossas Forças Armadas: um presidente da República, que é o chefe supremo das Forças Armadas, não tinha o direito de envolver as Forças Armadas a fazer uma comissão para investigar urnas eletrônicas, coisa que é da sociedade civil, dos partidos políticos e do congresso nacional”, disse o presidente eleito a parlamentares.

“O resultado foi humilhante, humilhante. Eu não sei se o presidente está doente, mas ele tem a obrigação de vir à televisão e pedir desculpas para a sociedade brasileira e pedir desculpas às Forças Armadas, por ter usado as Forças Armadas, que é uma instituição séria, que é uma garantia para o povo brasileiro contra possíveis inimigos externos, fosse humilhada, apresentando um relatório que não diz nada, nada, absolutamente nada daquilo que ele durante tanto tempo acusou”, continuou.

Ao longo do mandato de Bolsonaro, o Ministério da Defesa foi usado pelo presidente para amplificar os ataques contra o sistema eleitoral brasileiro.

Um dos instrumentos para isso foi o trabalho de fiscalização do processo de votação empreendido pelos militares, a partir da presença da pasta na Comissão de Transparência Eleitoral do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

O presidente eleito pediu ainda a apoiadores de Bolsonaro que estão à frente de quartéis pedindo intervenção militar, inconformados com o resultado da eleição, voltem para casa.

“Eles não sabem nem o que pedem, mas estão pedindo. Se eu pudesse dizer algo para essas pessoas, [eu diria] voltem para casa. Democracia é isso, um ganha e outro perde. (…) Eu não peço para ninguém gostar de mim. Eu só peço para as pessoas respeitem o resultado eleitoral, porque nós vencemos as eleições e vamos recuperar esse país”, afirmou.

Em sua fala, Lula ainda enalteceu o que chamou de coragem do ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), durante a campanha eleitoral.

relatório apresentado pelo Ministério da Defesa ao TSE não traz nenhuma evidência ou indício de que possa ter ocorrido fraude na eleição.

No documento, os militares fazem críticas a pontos que avaliam como insuficientes para o que consideram que seria uma fiscalização completa do processo. Na prática, portanto, eles nem colocam o sistema em xeque, tampouco atestam a integridade.

Em outra frente, Lula se reuniu com ministros do dos tribunais superiores e pregou a harmonia entre os Poderes, numa contraposição ao conflito institucional constantemente estimulado pelo atual presidente.

 

Matéria completa publicada originalmente na Folha de São Paulo.
Foto de Ricardo Stuckert.

Toque novamente para sair.