Lula vai a Roraima ver situação dos indígenas Yanomami

translate

arzh-CNenfrdeitjaptruesyi
Brasília - Indígenas de todo o Brasil chegam à Brasília para o Acampamento Terra Livre.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega a Roraima na manhã deste sábado, 21, para acompanhar os trabalhos dos ministérios dos Povos Indígenas e da Saúde na terra indígena Yanomami após declaração de situação de emergência de saúde pública.

Desde do dia 16, técnicos do Ministério da Saúde resgataram ao menos oito crianças Yanomami em estado grave. Nos últimos anos, 570 crianças morreram de desnutrição, fome e contaminação por mercúrio. Casos de malária também estão sendo registrados.

A terra indígena Yanomami é a maior do país em extensão territorial e vem sofrendo com a invasão de garimpeiros ilegais. De acordo com o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), pelo menos 56% da população total da terra indígena Yanomami é afetada pelo aumento da devastação e pela exposição indevida dos indígenas isolados.

O presidente Lula estará acompanhado das seguintes ministras e ministros:

  • Sônia Guajajara, Povos Indígenas
  • Nísia Trindade, Saúde
  • Silvio Almeida, Direitos Humanos
  • Wellington Dias, Desenvolvimento Social
  • Flávio Dino, Justiça
  • José Múcio, Defesa
  • Márcio Macêdo, Secretaria-Geral
  • General Gonçalves Dias, Gabinete de Segurança Institucional

O comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno; a presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana; o governador de Roraima, Antônio Denarium (PP); e o secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Weibe Tapeba, também vão participar da comitiva.


Com informações da Agência Brasil e do G1

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

plugins premium WordPress