?>

Notícia

Lula se reúne com reitores e garante autonomia das universidades

Lula se reúne com reitores e garante autonomia das universidades

Educação por RED
19/01/2023 14:00 • Atualizado em 20/01/2023 10:45
Lula se reúne com reitores e garante autonomia das universidades

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta quinta-feira, 19, com 106 reitores e reitoras das universidades e dos institutos federais de todos os estados e do Distrito Federal. Durante o encontro no Palácio do Planalto, em Brasília, Lula afirmou que vai garantir a autonomia das universidades e que haverá encontros anuais para ouvir as demandas das instituições de ensino.

O presidente também citou as eleições para reitor. Durante o governo Bolsonaro, reitores que não ficaram em primeiro lugar na lista tríplice, depois da eleição universitária, foram nomeados para o cargo. Lula afirmou que “quem tem que gostar do reitor são os professores da universidade, são os funcionários da universidade. É a comunidade universitária que tem que saber quem é que pode administrar bem por ela”. A declaração foi reafirma em sua conta no Twitter.

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; o ministro da Casa Civil, Rui Costa; o ministro da Secretaria-Geral, Márcio Macêdo; o presidente do CNPq, Ricardo Galvão; e o ministro da Educação, Camilo Santana, também estiveram presentes na reunião. O comandante do MEC firmou os seguintes compromissos com as universidades:

  • Formar o novo Plano Nacional de Educação (PNE), previsto para 2024;
  • Criar o Sistema Nacional de Educação (SNE), já aprovado na Câmara dos Deputados, mas pendente no Senado;
  • Nomear todos os reitores eleitos pelos pares – compromisso também firmado pelo presidente;
  • Retomar as mais de 4 mil obras paralisadas em todos os níveis educacionais;
  • Reajustar as bolsas de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a Capes e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o CNPq.

Assista ao encontro do presidente Lula com os reitores e as reitoras das universidades e institutos federais:


Com informações do G1 e do UOL

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Toque novamente para sair.