?>

Curtas

Lula sanciona a recomposição do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Lula sanciona a recomposição do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Ciência por RED
12/05/2023 09:37 • Atualizado em 12/05/2023 10:55
Lula sanciona a recomposição do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

O Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDTC) estava defasado pela última gestão. Medida faz parte do compromisso do governo com a Ciência nacional

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou hoje (11) a Lei nº 14.577. Ela abre crédito suplementar no valor de R$ 4,18 bilhões ao orçamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). O fundo beneficiará setores da Ciência, Tecnologia e Inovação. Com a medida, o FNDCT passa a dispor de R$ 9,96 bilhões em 2023 para investimentos em projetos estruturantes em áreas estratégicas. Desta forma, o presidente recompõe integralmente os recursos do Fundo, defasado durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Para a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, a recomposição do FNDCT representa uma grande conquista para a pesquisa científica, o desenvolvimento tecnológico e a inovação. “Essa sanção representa o compromisso do governo do presidente Lula com a ciência como pilar do desenvolvimento. O FNDCT é a maior fonte de financiamento da ciência brasileira e instrumento fundamental para o desenvolvimento do país”, afirmou a ministra.

A recomposição integral do fundo ocorreu após o governo enviar ao Congresso um projeto de lei que abriu a possibilidade. A ação faz parte de um conjunto de medidas de Lula, promessas de campanha, para fortalecer a Ciência no país. O projeto passou por apreciação dos parlamentares e, agora, ganhou a sanção presidencial. Os recursos serão divididos entre operações reembolsáveis e não reembolsáveis. A Finep, empresa pública vinculada à pasta da Ciência, Tecnologia e Inovação, ficará responsável pelo manejo, com base nas diretrizes definidas pelo Conselho Diretor do FNDCT.

A medida representa um importante avanço para a ciência e tecnologia no Brasil. O FNDCT é fundamental para o financiamento de projetos que visam o desenvolvimento tecnológico e a produção de conhecimento científico. Então, a recomposição de seus recursos representa um passo essencial para o avanço da ciência brasileira.


Notícia da Rede Brasil Atual

Imagem do Governo Federal

Toque novamente para sair.