?>

Opinião

Lula pode vencer no 1º turno, reafirmam pesquisas

Lula pode vencer no 1º turno, reafirmam pesquisas

Eleições 2022 por RED
01/10/2022 20:24 • Atualizado em 02/10/2022 14:15
Lula pode vencer no 1º turno, reafirmam pesquisas

De BENEDITO TADEU CÉSAR*

As pesquisas divulgadas no sábado, realizadas após o encerramento do horário eleitoral gratuito e o debate dos presidenciáveis na Rede Globo de Televisão, revelam um quadro estável, na posição de todos os candidatos. A liderança de Luís Inácio Lula da Silva continua tranquila, seguida, de longe, por Jair Bolsonaro e, mais longe ainda, por Ciro Gomes e Simone Tebet.

Considerando-se apenas o conjunto dos votos válidos, com a retirada dos que declararam que votarão em branco, anularão seu voto ou não votarão, as intenções de voto em Lula variam de 49%, segundo ao IPESP, passam para 50% segundo o Data Folha e alcança 51% segundo o IPEC, todos institutos de pesquisa sérios e que utilizam metodologias de pesquisa confiáveis.

Como as pesquisas dos três institutos ficam dentro das margens de erro admitidas por qualquer das três pesquisas, não é possível qualquer avaliação sobre a resolução das eleições presidenciais ao final da votação deste domingo.

A conquista da maioria dos votos por Lula no primeiro turno é certa, a menos que ocorra alguma hecatombe ou, ainda, que ocorra algum tipo de fraude durante o processo eleitoral.

Além disso, se as eleições transcorrerem sem transtornos e os resultados forem respeitados, há uma chance razoável, ainda que na “margem de erro”, que as eleições se encerrem ao final da apuração dos votos neste domingo com a proclamação de Luís Inácio Lula da Silva como o novo Presidente da República Federativa do Brasil.

Esta possibilidade se apoia em alguns fatos revelados por essas três últimas pesquisas e que são listados e comentados abaixo.
1) Lula lidera em todas as faixas etárias e continua na frente entre as mulheres, entre os eleitores de menor renda e escolaridade e em todas as regiões do país exceto a Sul, enquanto Bolsonaro lidera entre os homens, os com maior renda e escolaridade e na região Sul;

2) ocorreu uma diminuição do número de eleitores indecisos que declaram rejeitar o voto em Lula enquanto aumentou a rejeição de voto em todos os demais candidatos/as, sendo que Ciro Gomes e Simone Tebet foram os que registraram maior aumento dos seus índices de rejeição;

3) a imensa maioria dos entrevistados, quase 80% deles, considera melhor que a eleição seja decidida no primeiro turno e, entre os que ainda não haviam decidido seu voto quando as pesquisas foram realizadas, 2% declararam que o fariam no sábado e cerca de 7% que o farão apenas no dia das eleições.

Se os votos desses 9% de indecisos que pretendem decidir seus votos entre sábado e domingo se distribuírem igualmente entre os candidatos, caberá a Lula da Silva cerca de 50% desses votos, o que lhe renderá um incremento de votação da ordem de 3% dos votos válidos. Isso, garantirá sua vitória já no primeiro turno.

*Cientista político, professor aposentado pela UFRGS e integrante da coordenação da RED.

Foto Ricardo Stuckert

As opiniões emitidas nos artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da Rede Estação Democracia.

Toque novamente para sair.