?>

Curtas

Lula pode tirar poder do Ministério das Comunicações o poder sobre regularização das big techs

Lula pode tirar poder do Ministério das Comunicações o poder sobre regularização das big techs

Tecnologia por RED
30/12/2022 14:00 • Atualizado em 30/12/2022 11:41
Lula pode tirar poder do Ministério das Comunicações o poder sobre regularização das big techs

A entrega do Ministério das Comunicações ao União Brasil não agradou setores e o governo eleito estaria buscando alternativas

Em meio à repercussão negativa da entrega do Ministério das Comunicações ao União Brasil, a equipe do presidente eleito Lula (PT) estaria cogitando algumas mudanças sobre o domínio da pasta no que se refere à regularização das plataformas de mídias sociais.

Ontem (29), Lula anunciou o deputado federal, Juscelino Filho (União Brasil-MA), como o novo ministro das Comunicações no lugar do deputado Paulo Teixeira (PT-SP). O nome foi definido de última hora entre as negociações com os partidos que integram a base do governo.

A notícia não agradou, afinal, a legenda de centro-direita não deve priorizar as demandas do próprio governo Lula sobre o setor.

No entanto, segundo o jornalista Samuel Possebon, do Teletime, uma alternativa estaria sendo costurada nos bastidores para tirar da esfera de coordenação da pasta a secretaria de serviços e direitos digitais, que deve centralizar o debate sobre regulação das big techs.

“A ideia é transferi-la para outro ministério, e o mais provável é que seja a Secom (Secretaria de Comunicações da Presidência), coordenada por Paulo Pimenta (PT/RS). A Secom é o braço de comunicação do governo, responsável pela publicidade oficial, pelos posicionamentos públicos e pela Empresa Brasil de Comunicações (EBC)”, escreveu o jornalista.

Neste cenário, o Ministério das Comunicações continuaria coordenando as políticas de conectividade, por meio da secretaria de telecomunicações, mas não seria o foco central do debate sobre regulação das mídias.

Leia mais: Por que Lula precisa regular as Big Techs


Publicado originalmente no Jornal GGN

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

 

Toque novamente para sair.