?>

Notícia

Lula: lá fora e aqui dentro

Lula: lá fora e aqui dentro

Eleições 2022 por RED
19/11/2022 12:25 • Atualizado em 20/11/2022 19:02
Lula: lá fora e aqui dentro

Por RUDOLFO LAGO* em https://congressoemfoco.uol.com.br/

Chama a atenção neste momento a disparidade das impressões. O mesmo Luiz Inácio Lula da Silva que é ovacionado na COP27 e elogiado pela imprensa internacional provoca no Brasil a subida do dólar e a queda da Bolsa de Valores.

O jornal norte-americano The New York Times classificou a passagem de Lula por Sharm El-Sheick no Egito como “exuberante”. Para o Times, Lula “eletrizou o encontro” de líderes mundiais na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. O jornal argentino La Nación disse que os ativistas ambientais tiveram o “ânimo levantado” com o discurso de Lula. E a rede de TV árabe Al Jazeera destacou que Lula sinalizou um afastamento das políticas de Jair Bolsonaro, que produziu um “desmatamento desenfreado” das florestas brasileiras.

Veja o comentário em vídeo: Aqui

Enquanto Lula era elogiado e aplaudido pelo mundo por colocar, como ele disse, o “Brasil de volta” no cenário internacional, por aqui declarações também feitas pelo presidente eleito no Egito provocavam turbulências. O dólar subiu para R$ 5,46. A Bolsa abriu o dia em queda. Repetindo o que já fizera na quinta-feira passada, Lula novamente criticou o limite de gastos e sinalizou para a possibilidade de menor preocupação com a questão fiscal para promover ações na área social.

É curiosa a disparidade entre as duas visões. Até porque, no caso brasileiro, Lula não está agora dizendo nada muito diferente do que ele já dizia durante a campanha. Sua crítica à ideia do teto de gastos já era conhecida. E o que ele negocia na prática – a PEC que autoriza o gasto social acima do limite do teto – é algo anunciado já no primeiro dia de governo.


As opiniões emitidas nos artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da Rede Estação Democracia.

Toque novamente para sair.