?>

Notícia

Lula faz apelo à ONU por intervenção em Gaza e Israel: ‘Crianças jamais poderiam ser feitas de reféns’

Lula faz apelo à ONU por intervenção em Gaza e Israel: ‘Crianças jamais poderiam ser feitas de reféns’

Internacional por RED
11/10/2023 21:22 • Atualizado em 12/10/2023 10:22
Lula faz apelo à ONU por intervenção em Gaza e Israel: ‘Crianças jamais poderiam ser feitas de reféns’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um apelo público ao secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, e à comunidade internacional para pôr fim ao que chamou de “a mais grave violação aos direitos humanos no conflito no Oriente Médio”.

O Comitê em Defesa da Democracia e do Estado Democrático de Direito manifesta seu apoio às palavras do presidente Lula em defesa das crianças palestinas e israelenses.

“Crianças jamais poderiam ser feitas de reféns, não importa em que lugar do mundo”, disse o presidente em seu perfil no X, antigo Twitter, na manhã desta quarta-feira (11). “É preciso que o Hamas liberte as crianças israelenses que foram sequestradas de suas famílias. É preciso que Israel cesse o bombardeio para que as crianças palestinas e suas mães deixem a Faixa de Gaza através da fronteira com o Egito”, escreveu.

“É preciso que haja um mínimo de humanidade na insanidade da guerra. É urgente uma intervenção humanitária internacional. É urgente um cessar fogo em defesa das crianças israelenses e palestinas”, complementou Lula no comunicado.

Quando começou o conflito entre o Hamas e Israel, no sábado (7), Lula chamou a série de ofensivas do grupo palestino contra o estado israelense de “ataques terroristas”. O presidente afirmou que repudia o “terrorismo em qualquer de suas formas”.

“O Brasil não poupará esforços para evitar a escalada do conflito, inclusive no exercício da Presidência do Conselho de Segurança da ONU. Conclamo a comunidade internacional a trabalhar para que se retomem imediatamente negociações que conduzam a uma solução ao conflito que garanta a existência de um Estado Palestino economicamente viável, convivendo pacificamente com Israel dentro de fronteiras seguras para ambos os lados”, disse na ocasião, em seu perfil no X.

Confira a publicação:


Foto: Nova York, EUA, 19.09.2023 – Presidente Lula discursa na abertura do Debate Geral da 78º Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York: Ricardo Stuckert/PR

Toque novamente para sair.