?>

Curtas

Lula embarca para a Cúpula do G7, no Japão

Lula embarca para a Cúpula do G7, no Japão

Internacional por RED
17/05/2023 14:24 • Atualizado em 17/05/2023 15:39
Lula embarca para a Cúpula do G7, no Japão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado de sua esposa, Janja Lula da Silva, embarcou para o Japão nesta quarta-feira, 17, para participar da Cúpula do G7, reunião com os líderes das sete economias do mundo: Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá. O presidente foi convidado pelo primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida.

Lula participará de três reuniões temáticas e terá encontros bilaterais com pelo menos três outros chefes de Estado e de Governo, conforme informado pelo Palácio do Planalto. São eles: primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida; primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi; e presidente da Indonésia, Joko Widodo.

A primeira reunião temática será no sábado, 20, e tratará de assuntos como segurança alimentar, saúde e democracia. Mais tarde no mesmo dia, Lula irá debater os desafios do meio ambiente, mudanças climáticas e transição energética. A última reunião está marcada para o domingo, 21, em que paz, prosperidade e desenvolvimento serão discutidos entre os participantes.

Além do Brasil, outros países foram convidados. Austrália, Ilhas Comores, Ilhas Cook, Indonésia, Índia, Vietnã e Coreia do Sul terão representantes presentes na cúpula. Organismos internacionais como Fundo Monetário Internacional (FMI), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Mundial do Comércio (OMC) e Banco Mundial também foram convidados.

A Cúpula do G7 acontecerá nos dias 20 e 21, sábado e domingo, em Hiroshima, no Japão. Na semana passada, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participou de uma reunião da cúpula.


Foto: Ricardo Stuckert/PR

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Toque novamente para sair.