Lula divulga nomes: Haddad, Múcio, Dino, Rui Costa e Mauro Vieira em ministérios

translate

arzh-CNenfrdeitjaptruesyi

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta sexta-feira (9), os nomes de alguns dos seus ministros a jornalistas no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), sede do gabinete de transição em Brasília.

Lula antecipou 5 nomes do 1º escalão que vão compor o seu governo a partir de janeiro, diante de especulações e pressões de setores, principalmente econõmicos.

O senador eleito Flávio Dino (PSB) irá para o Ministério de Justiça e Segurança Pública; o governador da Bahia, Rui Costa (PT), para a Casa Civil; o diplomata Mauro Vieira para o Itamaraty; o ex-ministro da Defesa José Múcio Monteiro para a Defesa; e o ex-ministro Fernando Haddad para a Fazenda.

Os nomes de José Múcio Monteiro e Fernando Haddad eram os mais especulados nas últimas semanas, por serem cotados para pastas importantes e polêmicas nos últimos anos,  a Defesa e a Fazenda.

Na Economia, a expectativa é que as negociações em torno da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) sejam facilitadas com anúncio dos ministérios. Já a expectativa com o titular da Defesa é a pacificação na relação do governo petista com as Forças Armadas, após quatro anos de crise e politização no governo de Jair Bolsonaro (PL).

Também é aguardado para esta sexta o anúncio oficial dos nomes dos comandantes da Forças Armadas, com general Julio Cesar de Arruda, no Exército; o almirante Marcos Sampaio Olsen, na Marinha; e o brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, na Aeronáutica. Eles foram escolhidos pelo presidente eleito juntamente com Múcio a partir do critério de antiguidade, numa tentativa de desarmar a resistência e eventual insubordinação de militares.


Imagem – reprodução.

 

Os artigos expressam o pensamento de seus autores e não necessariamente a posição editorial da RED. Se você concorda ou tem um ponto de vista diferente, mande seu texto para redacaoportalred@gmail.com . Ele poderá ser publicado se atender aos critérios de defesa da democracia..

Gostou do texto? Tem críticas, correções ou complementações a fazer? Quer elogiar?

Deixe aqui o seu comentário.

Os comentários não representam a opinião da RED. A responsabilidade é do comentador.

plugins premium WordPress