?>

Curtas

Lula defende retorno da Unasul como mecanismo de cooperação entre os países da América do Sul

Lula defende retorno da Unasul como mecanismo de cooperação entre os países da América do Sul

Internacional por RED
30/05/2023 15:40 • Atualizado em 30/05/2023 14:20
Lula defende retorno da Unasul como mecanismo de cooperação entre os países da América do Sul

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta terça-feira, 30, a retomada da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) como mecanismo de cooperação entre os países que formam a América do Sul. A fala foi feita durante o encontro com o líderes da região no Palácio do Itamaraty, em Brasília.

O lembrou da atuação da organização e das iniciativas de cooperação em diversas áreas. De acordo com a Agência Brasil, a expectativa agora é que os presidentes discutam a reestruturação de mecanismo de cooperação sul-americano.

“E não é preciso recomeçar do zero. A Unasul é um patrimônio coletivo. Lembremos que ela está em vigor e sete países ainda são membros plenos. É importante retomar seu processo de construção, mas, ao fazê-lo, é essencial avaliar criticamente o que não funcionou e levar em conta essas lições”, declarou Lula.

“Por mais de dez anos, a Unasul permitiu que nos conhecêssemos melhor. Consolidamos nossos laços por meio de amplo diálogo político que acomodava diferenças e permitia identificar denominadores comuns. Implementamos iniciativas de cooperação em áreas como saúde, infraestrutura e defesa. Essa integração também contribuiu para ganhos comerciais importantes. Formamos uma robusta área de livre-comércio, cujas cifras alcançaram valor recorde de US$ 124 bilhões em 2011”, destacou o presidente.

Além da Unasul, assuntos como saúde, mudanças climáticas, infraestrutura, energia e combate ao crime organizado estão na pauta do encontro.

O Brasil é o anfitrião do evento e recebe os presidentes Alberto Fernández (Argentina), Luís Arce (Bolívia), presidente Gabriel Boric (Chile), Gustavo Petro (Colômbia), Guillermo Lasso (Equador), Irfaan Ali (Guiana), Mário Abdo Benítez (Paraguai), Chan Santokhi (Suriname), Luís Lacalle Pou (Uruguai), Nicolás Maduro (Venezuela) e o presidente do Conselho de Ministros, Alberto Otárola (Peru).

O evento iniciou às 9h com discursos de aberturas. Durante o período da tarde, os líderes terão conversas informais entre si. À noite, os convidados serão recebidos em um jantar oferecido pelo presidente Lula e por sua esposa, Janja da Silva, no Palácio da Alvorada.


Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Toque novamente para sair.