Curtas
Lula condena invasão territorial da Ucrânia, mas não se encontra com Zelensky durante Cúpula do G7
Lula condena invasão territorial da Ucrânia, mas não se encontra com Zelensky durante Cúpula do G7
Em uma sessão de trabalho da Cúpula do G7 junto com os países convidados, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva condenou a violação da integridade territorial da Ucrânia e repudiou o “uso da força como meio de resolver disputas”. A declaração foi feita na frente do presidente ucraniano, Volodymyr Zelenksky, neste domingo, 21. A reunião do G7 acontece em Hiroshima, no Japão.
Esta foi a primeira vez que os dois líderes se encontraram pessoalmente. Além de Lula e Zelensky, estiveram presentes da reunião o presidente americano, Joe Biden, o premiê canadense, Justin Trudeau, o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, o presidente sul-coreano, Yoon Suk-Yeol e o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida.
Encontro desmarcado
A reunião bilateral entre Brasil e Ucrânia não vai acontecer por incompatibilidade de agenda entre os dois países. Segundo o g1, foram oferecidos alguns horários por parte do governo brasileiro para Zelensky, mas que o governo ucraniano não conseguiu encaixar.
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.
Toque novamente para sair.