Curtas
Lula à frente do Mercosul é assunto do Espaço Plural desta terça-feira; assista
Lula à frente do Mercosul é assunto do Espaço Plural desta terça-feira; assista
No último dia 04, o Brasil assumiu a presidência do Mercosul. O mandato é rotativo, sendo trocado a cada seis meses. Para conversar sobre o assunto e debater os desafios do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à frente do bloco, o Espaço Plural desta terça-feira, 11, recebeu Bruno Lima Rocha, cientista político e jornalista, Tebni Pino Saavedra, jornalista chileno exiliado no Brasil, e Fabian Medina, economista argentino.
Os convidados concordam que Lula assumir a presidência é um símbolo da retomada do Brasil ao cenário global e um importante personagem na negociação do acordo do Mercosul com a União Europeia. Além disso, a moeda única do bloco é uma discussão em andamento.
“O papel do Mercosul é proporcional a capacidade do Estado brasileiro de alimentar essas cadeias de valor já existem e como falou o doutor Fabian, de ir ao encontro de uma moeda comum. Entenda, não é uma moeda comum para o sistema de trocas domésticas, é um moeda comum aduaneira para começar de uma vez por todas a não balizar mais nossas trocas intrarregionais em cima do dólar, por exemplo. Então, quiçá um momento crucial agora seria estabelecer relações institucionais bilaterais Brasil-Argentina porque, meio que por tabela, o bloco vai. […] Se o Brasil conseguir fazer uma complementação produtiva, mas lastreada numa economia financeira que seja autônoma, autoforme ou que tenha um lastro não dolarizado, aí o Mercosul avança”, explica Bruno Lima Rocha.
O programa Espaço Plural vai ao ar no YouTube e no Facebook de segunda à sexta-feira, a partir das 14h, com a apresentação do jornalista Solon Saldanha.
Foto: Ricardo Stuckert/PR.
Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.
Toque novamente para sair.