?>

Curtas

Longa “A Flor do Buriti” sobre a resistência indígena no Brasil é premiado em Cannes

Longa “A Flor do Buriti” sobre a resistência indígena no Brasil é premiado em Cannes

Cultura por RED
27/05/2023 15:11
Longa “A Flor do Buriti” sobre a resistência indígena no Brasil é premiado em Cannes

O longa-metragem A Flor do Buriti recebeu o prêmio de Melhor Equipe na mostra Um Certo Olhar no Festival de Cinema de Cannes na noite de sexta-feira, 26. O filme fala da resistência do provo Krahô no norte do Tocantins.

O longa foi dirigido pelo português João Salaviza e pela brasileira Renée Nader Messora. A produção foi de Julia Alves e Ricardo Alves Jr. pela produtora Entre Filmes.

Segundo o g1, o filme é uma colaboração de muitos anos entre os diretores com a comunidade indígena. Em 2017, eles venceram o Prêmio Especial do Júri com o longa “A Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos” também sobre os Krahô.

“É importante sublinhar que o nosso projeto com os Krahô não é um projeto artístico, é um projeto de vida”, afirmou o diretor João Salaviza.

Vencedor da crítica

Além de A Flor de Buriti, o filme Levante venceu o prêmio de Melhor Filme concedido pela Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci) durante a mostra Semana da Crítica.

Dirigido por Lillah Halla e protagonizado por Ayomi Domenica, o longa se passa em São Paulo e conta a história da adolescente Sofia que tem uma gravidez indesejada e vai em busca do aborto legal fora do Brasil.

Brasil em Cannes

O diretor cearense Karim Aïnouz está em Cannes com o longa em inglês Firebrand que conta a história da rainha inglesa Catherine Parr, a sexta e última esposa do rei Henrique VIII. O filme foi exibido na sessão Mostra Competitiva e conta com a atuação de Jude Law e Alicia Vikander.

Também presente na mostra está La Chimera, filme italiano dirigido por Alice Rohrwacher e protagonizado por Josh O’Connor, Isabella Rossellini, Alba Rohrwacher, Vicenzo Nemolato e a brasileira Carol Duarte. O longa conta a história de uma arqueólogo inglês que se envolve em um esquema internacional de artefatos etruscos roubados.

Já o diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho teve seu documentário Retratos Fantasmas, sobre o centro de Recife a partir do século XX, exibido durante a semana na Sessão Especial do festival. O longa chega nos cinemas brasileiros na segunda metade do ano.

O Brasil também marcou presença com a exibição do documentário Nelson Pereira dos Santos – Vida de Cinema, coproduzido pela GloboNews, Globo Filmes e Canal Brasil sobre a vida e a obra do cineasta que ajudou a fundar o Cinema Novo. O filme foi exibido na sessão Cannes Classics e também será lançando aqui no país no próximo semestre.

Falando em coproduções, Os Delinquentes, de Rodrigo Moreno, foi feito em conjunto por Argentina, Brasil, Luxemburgo e Chile. O longa mostra o plano de dois bancários para cometer um roubo e deixar de trabalhar. O filme foi exibido na sessão Um Certo Olhar.

O Festival de Cannes começou no dia 16 de maio e termina neste sábado, 27.

Leia mais: O corajoso cinema brasileiro em Cannes


Foto: Divulgação/Pipoca Moderna.

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Toque novamente para sair.