?>

Curtas

Levante Feminista lança nota de repúdio contra fake News sobre feminicídio nas eleições de 2022

Levante Feminista lança nota de repúdio contra fake News sobre feminicídio nas eleições de 2022

Eleições 2022 por RED
13/10/2022 12:02
Levante Feminista lança nota de repúdio contra fake News sobre feminicídio nas eleições de 2022

Em setembro, o presidente Jair Bolsonaro disse que o número de feminicídios teve uma queda de 7,7% em seu governo.

O coletivo nacional Levante Feminista divulgou nesta terça-feira (11) uma nota de repúdio contra declarações mentirosas sobre violência de gênero durante as eleições de 2022. Em setembro, o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, disse que o número de feminicídios teve uma queda de 7,7% em seu governo. No entanto, a afirmação não condiz com a realidade.

Os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2022, realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FSB), contradizem o presidente. Segundo o instituto, entre 2019, quando Bolsonaro assumiu, e 2021, a quantidade anual de feminicídios diminuiu de 1.328 casos para 1.319, uma queda de 0,67%.

Confira a íntegra do documento:

“Violência e feminicídio não são pautas de costumes.

É a vida das mulheres!

A campanha eleitoral em curso no Brasil tem passado ao largo de um dos mais graves problemas deste país: o assassinato das mulheres por serem mulheres.

Cerca de 1350 são mortas ao ano, 4 ao dia, dezenas de milhares ao longo dos anos. No entanto, se a licença para bater e matar foi interrompida pela Lei Maria da Penha e pela Lei do Feminicídio, por que se continua batendo e matando mulheres? Por que o silêncio e a falta de compromissos?

Bolsonaro mente ao dizer que os feminicídios diminuíram. Há uma imensa subnotificação das mortes violentas de mulheres. É a banalização dos assassinatos pela ação e omissão do governo fascista que assola o Brasil.

Nós, mulheres brasileiras organizadas na campanha do Levante Feminista Contra o Feminicídio exigimos o compromisso com o fim da matança. Um país que tem ódio, onde se espalha armas, se desmonta políticas públicas e se mata mulheres, não é democrático nem poderá ser.

Basta de silêncio sobre o feminicídio! Chega de mentiras e omissão!

Não somos apenas um voto. Não somos apenas as beneficiárias de políticas públicas. Somos cidadãs e acreditamos que só um governo comprometido com as mulheres merece nosso apoio, por isso depositamos em Lula nossa esperança de barrar a barbárie.

Esta metade da população exige respeito!

Por nossas vidas, por todas nós, some-se a esta luta. Quem mata a mulher, mata a humanidade!

Campanha Levante Feminista Contra o Feminicídio”

 

Em Brasil de Fato RS.

Notícia publicada originalmente aqui.

Imagem de divulgação.

Toque novamente para sair.