?>

Curtas

Justiça mantém condenação do ex-vereador Valter Nagelstein por racismo

Justiça mantém condenação do ex-vereador Valter Nagelstein por racismo

Politica por RED
27/04/2023 14:30 • Atualizado em 27/04/2023 13:44
Justiça mantém condenação do ex-vereador Valter Nagelstein por racismo

A 8ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul manteve a condenação do ex-vereador de Porto Alegre Valter Nagelstein na quarta-feira, 26, por racismo após comentários contra a eleição de vereadores negros em 2020. O ex-vereador já havia sido condenado em primeira instância a dois anos de reclusão em regime aberto, mas a pena foi substituída por prestação de serviços à comunidade e pagamento de multa de 20 salários mínimos e de multa adicional.

Os comentários feitos por Nagelstein foram gravados em áudio enviado a um grupo com outros candidatos e apoiadores durante as Eleições de 2020 em que foi candidato a prefeito. No áudio, ele criticou a eleição de vereadores jovens e negros, dizendo que eles não tinham nenhuma tradição política, experiência e qualificação formal.

O ex-vereador estava se referindo aos cinco parlamentares eleitos pela primeira vez naquele ano: Bruna Rodrigues (PCdoB), Daiana Santos (PCdoB), Karen Santos (PSOL), Laura Sito (PT) e Matheus Gomes (PSOL).

Bruna Rodrigues (PCdoB), Matheus Gomes (PSOL), Karen Santos (PSOL), Daiana Santos (PCdoB) e Laura Sito (PT) — Foto: Leonardo Contursi/CMPA

Na decisão que manteve a condenação, a desembargadora Naele Ochoa Piazzeta ressalta as palavras usadas por Nagelstein para se referir aos novos parlamentares. “O emprego do termo ‘negros’ no contexto do discurso de desqualificação de adversários políticos supera a perspectiva particular de cada parlamentar e atinge de modo indiscutível, a coletividade de pessoas negras e a ideias de pertencimento étnico”, explica Piazzeta.

Em resposta ao g1, o ex-vereador afirmou que julgou equivocada a decisão e que vai recorrer ao Supremo Tribunal de Justiça (STJ).


Foto: Débora Ercolani/CMPA

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Toque novamente para sair.