?>

Curtas

Juíza derruba Jorge Viana da Apex por não comprovar inglês fluente

Juíza derruba Jorge Viana da Apex por não comprovar inglês fluente

Politica por RED
23/05/2023 14:40 • Atualizado em 23/05/2023 14:24
Juíza derruba Jorge Viana da Apex por não comprovar inglês fluente

De Congresso em Foco

A juíza federal substituta Diana Wanderlei (TRF-DF) decidiu nesta segunda-feira (22) anular a nomeação do presidente da Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex-Brasil). A decisão é liminar — ou seja, tem caráter provisório — e acata pedido do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

Jorge Viana é ex-governador e ex-senador do Acre. O pedido judicial por sua saída questionava o cumprimento da condição de fluência em inglês avançado exigida para o cargo.

Na decisão, a juíza afirmou que “a proficiência em inglês avançado é focada exclusivamente para atender a fluência de conversação em inglês de negócios, que é o objetivo da APEX-Brasil” e permitiu que o ex-governador apresente a comprovação de proficiência em até 45 dias.

Em março de 2023, o Conselho Deliberativo da Apex aprovou resolução que alterava o estatuto do órgão, retirando a exigência de fluência em inglês para o posto de presidente. Na época, Jorge Viana já havia sido nomeado.

A Advocacia Geral da União informou que vai recorrer da decisão da juíza federal, pois enxerga que a juíza passou por cima da prerrogativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de fazer a nomeação para o cargo.


Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado.

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Toque novamente para sair.