?>

Curtas

Javier Milei, vencedor das prévias na Argentina, é visto mais como personalidade da mídia do que como economista

Javier Milei, vencedor das prévias na Argentina, é visto mais como personalidade da mídia do que como economista

Espaço Plural por RED
16/08/2023 15:56 • Atualizado em 16/08/2023 15:59
Javier Milei, vencedor das prévias na Argentina, é visto mais como personalidade da mídia do que como economista

No último domingo, 13, o candidato da extrema direita Javier Milei venceu as eleições prévias na Argentina com promessas de dolarizar a moeda e fechar o Banco Central. Além disso, é favorável ao comércio de órgãos humanos para transplantes e ao desmonte da educação. A eleição geral irá acontecer em outubro.

Milei é economista, mas acima de tudo uma celebridade do país vizinho. O cientista político, professor de Relações Internacionais e colunista do Monitor do Oriente Médio, Bruno Lima Rocha, aponta que ele é um fenômeno de popularidade.

“Ele começou a ser criado como um personagem. Só que ninguém vai pra uma tela em rede nacional, não vai uma vez, não vai duas se não tem aval da direção do canal. Ainda mais em programa que bate ponto de audiência. Durante dois, três anos, até se lançar na política nacional, ele foi campeão ou vice de entrevista. Não como economista, mas como personalidade do país. Então ele é uma criatura dos meios de comunicação”, explica.

O também cientista político e professores de Relações Internacionais Pedro Costa Júnior entende que Javier Milei é fruto de uma “geração Reagan-Thatcher” com suas ideias neoliberais.

“O Milei teve muitos votos entre os jovens, entre os jovens em uma categoria de uberização que são fruto dessa área de inimigos do Estado. Não no sentido do [Pierre] Clastres, obviamente, mas inimigos no pior sentido possível de não esclarecimento. Uma das maiores aberrações que tá circulando aí na internet, o Milei vai sacando aquelas plaquinhas da internet de ministérios. Ministério da Infraestrutura, pá! O que é um país sem infraestrutura? Quem é que vai tomar conta das estradas? Quem é que vai fazer praças públicas? Quem é que vai fazer quadras de esportes? Quando você diz que é inimigo do Estado, na verdade, quem é inimigo do Estado nesse sentido é inimigo da sociedade”.

Assista ao programa completo:

O programa Espaço Plural vai ao ar no YouTube e no Facebook de segunda à sexta-feira, a partir das 14h, com a apresentação do jornalista Solon Saldanha.


Foto: Todo Noticias/Wikimedia Communs.

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Toque novamente para sair.