?>

Curtas

Inmet prevê chuva acima da média na região Sul durante primavera; estação começa sábado (23)

Inmet prevê chuva acima da média na região Sul durante primavera; estação começa sábado (23)

Geral por RED
21/09/2023 13:01
Inmet prevê chuva acima da média na região Sul durante primavera; estação começa sábado (23)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou o prognóstico climático para a primavera que começa no próximo sábado, 23. O órgão aponta para a continuidade da influência do fenômeno El Niño, provocando temperaturas acima da média e baixo volume de chuva. A região Sul deve registrar mais precipitação que as demais regiões.

Ainda no Sul, somente o Rio Grande do Sul não deverá registrar temperaturas acima do normal. A previsão é que o estado gaúcho tenha temperaturas amenas em razão dos dias consecutivos de chuva.

O acúmulo de água pode favorecer o início da safra de grãos, mas também deixa o estado em alerta para enchentes e deslizamentos de terra. Com as últimas chuvas, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul vem emitindo avisos sobre a alta dos níveis dos rios.

As demais regiões do país podem registrar chuvas abaixo da média histórica e temperaturas altas. Nesta última semana de inverno, o Brasil passará uma onda de calor com temperaturas variando entre 40 e 45°C.

(a) Climatologia de precipitação (chuva) e (b) temperatura média do ar para o trimestre outubro, novembro e dezembro. Período de referência: 1981 – 2010. Fonte: INMET.

O El Niño provoca o aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico. No Brasil, o evento causa seca no Nordeste, temperaturas acima da média no Sudeste e altos volumes de chuva no Centro-Oeste e no Sul. A intensidade do fenômeno deve ficar entre moderada e forte nos próximos meses.

“É importante destacar que o clima no Brasil não é apenas influenciado pela atuação desse fenômeno, pois existem outros fatores a serem considerados, que também interferem nas condições de tempo e clima no País, podendo atenuar ou intensificar os efeitos do El Niño, fatores esses também considerados nas previsões climáticas. Nesse sentido, o acompanhamento e a atenção constantes das condições observadas e da previsão climática são extremamente necessárias, especialmente nas regiões produtoras”, ressalta o Inmet.


Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil.

Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.

Toque novamente para sair.