?>

Curtas

Inflação de março sobe 0,71% pressionada pela alta da gasolina

Inflação de março sobe 0,71% pressionada pela alta da gasolina

Economia por RED
11/04/2023 11:01
Inflação de março sobe 0,71% pressionada pela alta da gasolina

Dados do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) divulgados nesta terça-feira, 11, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apontam que o índice oficial de inflação do Brasil teve alta de 0,71%.

O número foi pressionado especialmente pelo aumento da gasolina após o término da desoneração do produto concedida pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL) pouco antes da eleição do ano passado. Ainda assim, o aumento apresenta desaceleração, já que em fevereiro avançou 0,84%.

Com o resultado de março, o IPCA acumula alta de 2,09% nos primeiros três meses de 2023. Em 12 meses, são 4,65% –acima da meta de 3,25% estabelecida para este ano, mas abaixo dos 5,60% observados nos 12 meses imediatamente anteriores.  Em março do ano passado, a inflação medida pelo IPCA chegou a 1,62%.

Dos 9 grupos de produtos e serviços pesquisados, 8 tiveram altas de preços em março. O segmento dos transportes foi responsável pelo maior impacto (0,43 ponto percentual) e pela maior variação (2,11%), principalmente por influência da gasolina, que subiu 8,33%, nesse grupo. O único grupo em queda foi o de artigos de residência (-0,27%).

A alta dos juros pode resultar na redução da atividade econômica, uma vez que o custo do crédito fica mais alto para empresas e consumidores. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem defendendo uma flexibilização na meta de inflação com a expectativa de abrir espaço para o corte dos juros, mas o plano tem esbarrado em avaliações do mercado e nas decisões do Banco Central.


Imagem em Pixabay.

Toque novamente para sair.