Curtas
Indígenas denunciam assassinato de três Yanomami em Roraima; 100 homens da Força Nacional chegam amanhã
Indígenas denunciam assassinato de três Yanomami em Roraima; 100 homens da Força Nacional chegam amanhã
Crimes teriam sido cometidos por garimpeiros ilegais na região
Três jovens indígenas Yanomami foram assassinados por garimpeiros, na região do Homoxi, na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. A informação foi divulgada neste domingo, 5, por Júnior Hekurari, presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye’Kuana (Codisi-YY).
De acordo com o relato, eles foram atingidos por disparos de arma de fogo. Ainda não há informações sobre o resgate.
Força Nacional
Um total de 100 homens da Força Nacional chegarão em Roraima amanhã, 7. A determinação é do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, a pedido do Ministério dos Povos Indígenas e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
Dando cumprimento ao Decreto do presidente Lula, determinei a ampliação da presença da Polícia Federal e da Força Nacional em Roraima, ao longo desta semana. Queremos que a desintrusão das terras indígenas ocorra em PAZ, sem conflitos. Contamos com a colaboração de todos.
— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) February 6, 2023
Além de anunciar o reforço, o ministro rechaçou comentários sobre o governo estar facilitando a fuga em massa dos garimpeiros. “Isso não é um caminho de impunidade porque as investigações estão sendo feitas e continuarão a ser feitas. Mas nós temos que entender que é uma situação política e social de alta complexidade e é preciso ter um planejamento. O uso da força sem planejamento poderia piorar o problema instalado no estado de Roraima e nós não desejamos isso”, afirmou.
Com informações da Agência Brasil (1) e (2)
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Para receber os boletins e notícias direto no seu Whatsapp, adicione o número da Rede Estação Democracia por este link aqui e mande um alô.
Toque novamente para sair.